segunda-feira, 2 de abril de 2012

DIA MUNDIAL DO AUTISMO SERÁ COMEMORADO NESTA SEGUNDA - FEIRA



Será comemorado nesta segunda-feira (02/04), o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day). O evento é uma realização da Associação dos Amigos dos Autistas do Piauí (AMA) e outras entidades que contam com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).
Ás 9h, o Encontro Azul pelo acolhimento dos Autistas vai acontecer por meio de um café da manhã, oferecido para mais de 200 famílias, na sede da AMA, localizada no Bairro Primavera. À tarde, a Caminhada Azul pelo Autismo, na Avenida Raul Lopes, a partir das 16h30, sairá do balão da Ponte da Primavera até a Ponte Mestre João Isidoro França - a Ponte Estaiada -. Esse deverá ser o momento que reunirá o maior número de pessoas.
Azul
Todas as pessoas que participarem dos eventos relacionados ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo deverão vestir azul, considerada a cor do autismo. Os organizadores das comemorações pedem que a população vista azul ou ilumine algo de azul no dia 2 de abril.
“O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é uma data importantíssima no calendário anual de eventos afirmativos dos direitos da pessoa com deficiência”, disse o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina. Ele informa que, de acordo com dados oficiais, o autismo é uma síndrome que atinge quase dois milhões de brasileiros. Em crianças, o autismo é mais comum do que o câncer, a AIDS e o diabetes.
Levantamento
No Piauí ainda não há um levantamento preciso do número de pessoas afetadas pela síndrome, mas estatísticas atuais apontam para a ocorrência de um caso de autismo a cada 100 crianças nascidas em todo o mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que existam mais de 70 milhões de pessoas com autismo.
As atividades relacionadas à data prosseguirão no dia seguinte (3), com o I Ciclo de Palestras sobre Autismo, com o tema Autismo: Diagnóstico e Tratamento.
As palestras estão sendo organizadas conjuntamente pela AMA e Faculdade de Ensino Superior do Piauí (Faespi), e acontecerão no auditório da Faespi, abordando temas, como Autismo e Diagnóstico, Metodologias de Atendimento para Crianças Autistas e Autismo e Linguagem. O psiquiatra Rubens Lima, a psicóloga Tereza Brito, a fonoaudióloga Naianna Oliveira e a musicoterapeuta Karine Vieira estão entre os profissionais convidados para ministrar as palestras.

Fonte: http://180graus.com/geral/dia-mundial-do-autismo-sera-comemorado-nesta-segunda-511123.html

Nenhum comentário: