segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Trajando cidadania e Vestindo democracia...



Trajando cidadania e
Vestindo democracia...

Crônica da Semana...
                                 
Boa tarde Amigos Visitantes e População em geral do nosso Município de Tabira, Região do Pajeú, Pernambucanos e Brasileiros... Desculpem a ousadia da saudação tão extensa, mas em tempos de internet na verdade não sabemos até onde chegaremos, afinal estamos navegando na Rede Mundial de Computadores.

Finalmente chegamos à semana decisiva, onde iremos entregar os rumos das nossas vidas nas mãos de 01 (uma) pessoa desconhecida para que Ele faça (delas) o que quiserem por exatamente 04 anos, 48 meses, 192 semanas, 1.460 dias, 35.040 horas, 2.102.400 minutos etc...

È claro que mesmo pela minha simples explanação, vocês já devem ter percebido que estamos falando das próximas eleições de domingo dia 28 de setembro, que na verdade deveria ser de agosto, onde pelo menos iríamos colocar a culpa, como alguns supersticiosos, dizem ser o mês do desgosto ou do gosto...

É este importante veículo de comunicação como alguns já tem notado, tem um nome bem sugestivo e este foi exatamente o motivo de sua idealização, para a formação, informação do cidadão, procurando conscientizá-lo para “trajar-se” de cidadania e “Vestir-se” de democracia, por isso o nome, Trajandocidadania = a Vestindo Cidadania.

Cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, civitas que quer dizer “cidade”.
Um dos pressupostos da cidadania é a nacionalidade, pois desta forma ele pode cumprir os seus direitos políticos. No Brasil os direitos políticos são orquestrados pela Constituição Federal. O conceito de cidadania tem se tornado mais amplo com o passar do tempo, porque está sempre em construção, já que cada vez mais a cidadania diz respeito a um conjunto de parâmetros sociais.
A cidadania pode ser dividida em duas categorias: cidadania formal e substantiva. A cidadania formal é referente à nacionalidade de um indivíduo e ao fato de pertencer a uma determinada nação. A cidadania substantiva é de um caráter mais amplo, estando relacionada com direitos sociais, políticos e civis. O sociólogo britânico T.H. Marshall afirmou que a cidadania só é plena se for dotada de direito civil, político e social.

Com o passar dos anos, a cidadania no Brasil sofreu uma evolução no sentido da conquista dos direitos políticos, sociais e civis. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer, tendo em conta os milhões que vivem em situação de pobreza extrema, a taxa de desemprego, um baixo nível de alfabetização e a violência vivida na sociedade.
A ética e a moral têm uma grande influência na cidadania, pois dizem respeito à conduta do ser humano. Um país com fortes bases éticas e morais apresenta uma forte cidadania.
Mas especialmente neste momento, vimos através desta simples matéria, dizer pra vocês e alertar a todos que acessam ou que ocasionalmente visitam este e espaço, do tamanho da responsabilidade que iremos assumir no próximo domingo, elegendo O Presidente da Republica Federativa do Brasil, O Chefe da Nação Brasileira, a quem serão confiados os destinos do nosso País pelos próximos quatro anos...

E o pior de tudo é que estamos sujeitos a sermos governados por pessoas “desconhecidas” que poderão tomar medidas e rumos que não esperamos, sabemos ou se quer imaginamos.

Portanto, Trajar-se de Cidadania e Vestir-se de Democracia, nada mais é do que pararmos um “pouco” e termos consciência que estamos tomando uma decisão que irá afetar a vida de “muitos” que apesar de uns estarem votando, na maioria das vezes não tem a mínima noção dos destinos que estarão sujeitos a nossa nação a partir de primeiro de janeiro de 2019...

E para esta decisão ser tomada:
Restam apenas:
06 dias...
153 horas
9.180 minutos...
Estamos na contagem regressiva...
Se isso te motiva ou desmotiva...
A decisão está na sua mão...

Boa sorte! Pra Nós...

* Paragrafos: 4,5,6,7,8 e 9
Fonte: https://www.significados.com.br/etica-e-cidadania/

Nenhum comentário: