sexta-feira, 17 de junho de 2016

FISIOTERAPIA - TRATAMENTO FISIOTERAPIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Saiba mais sobre Fisioterapia
coluna vertebral é constituída por 33 vértebras: sete cervicais, doze torácicas, cinco lombares, cinco que juntas formam o osso sacro e quatro que formam o cóccix. São unidas por ligamentos e entre uma e outra há um disco de cartilagem com função de reduzir os impactos.
Em um canal no interior das vértebras está a medula espinhal (formada de tecido nervoso) que liga o cérebro ao restante do corpo. Por ela passam os comandos para todos os movimentos. Quando ocorre trauma na coluna, as vértebras podem ser quebradas, causando assim, lesões na medula espinhal que acabam comprometendo essa comunicação.
paraplegia é gerada pela incapacidade dos sensores e motores dos membros inferiores de exercer suas funções. Na maioria das vezes, as vítimas são jovens. 

Os traumas ocorrem frequentemente por:
- Acidentes de trânsito;
- Mergulhos em águas rasas;
- Quedas de lajes;
- Ferimentos esportivos;
- Ferimentos com arma de fogo;
- Câncer.
- Em alguns casos, a paralisia em ambas as pernas resulta de lesão cerebral.
As áreas do canal da espinha que podem ser afetadas são:
- Torácica;
- Lombar;
- Sacral.

Alguns são reversíveis, outros não, tudo depende do grau da lesão medular.
O paciente fica dependente, na maioria das vezes, de cadeira de rodas (adequada ao biotipo do usuário). A falta de movimento dos membros inferiores ocasiona incontinência urinária e fecal, afeta os sistemas digestivos e/ou respiratórios e outras funções. Sessões de fisioterapia trabalham movimentos abdominais e de membros inferiores para ajudar nessas dificuldades.
E uma boa alimentação, principalmente à base de arroz e pão integral, aveia, vegetais e grãos, também é muito importante.

Fisioterapia Motora é essencial para cadeirantes, devendo ser iniciada já no hospital e continuar no domicílio. Um programa de tratamento que trabalhe o potencial funcional do paciente é aplicado para que o mesmo aprenda a movimentar-se de outras maneiras, conquiste autonomia e reintegre-se à sociedade com o tempo. 
As atividades do programa são basicamente:
- Alimentação independente;
- Deslocamento de peso para evitar feridas de pressão;
- Manter força suficiente nos membros superiores para impulsionar uma cadeira de rodas durante todo o dia;
- Entrar e sair da cadeira;
- Mudar de posição ao se deitar;
- Aprender a ensinar outras pessoas a cuidar dele em casos de doenças ou emergências;
- Posicionar corretamente o corpo para evitar contrações musculares que possam gerar deformidades;
- Trabalhar familiares que possam ajudar no auxílio ao cadeirante.

Depois são aplicados exercícios com bolas, tudo para auxiliar o paciente a ter uma independência e em alguns casos, faz com que o quadro seja revertido total ou
Central da Fisioterapia realiza atendimento em diversos pacientes com deficiências físicas e cadeirantes. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo! 


Postado por Heleno Trajano.


Nenhum comentário: