Páginas

sábado, 27 de junho de 2026

Dia Internacional da Pessoa Surdocega: uma deficiência específica que requer apoio especializado e inclusão

Dia Internacional da Pessoa Surdocega: uma deficiência específica que requer apoio especializado e inclusão

Debates e reflexões acontecem nesta sábado, 27, no Dia Internacional da Surdocegueira

A Assembleia Geral adotou a resolução A/RES/79/294 , proclamando o dia 27 de junho de cada ano como o Dia Internacional da Surdocegueira. Este dia comemora o nascimento da renomada escritora Helen Keller (1880-1968), uma das figuras mais emblemáticas da comunidade surdocega.

De acordo com publicação da ONU – Organização das Nações Unidas, “a surdocegueira é uma deficiência visual e auditiva combinada de tal gravidade que é difícil para os sentidos afetados compensarem um ao outro, sendo, portanto, uma deficiência distinta com seus próprios desafios, barreiras e necessidades específicas de apoio e inclusão, diferentes daqueles oferecidos a indivíduos que são apenas surdos ou cegos. As pessoas surdocegas enfrentam barreiras devido à surdocegueira não ser tratada e/ou reconhecida como uma deficiência distinta, o que leva à invisibilidade nas estatísticas, políticas e programas e, portanto, impede o acesso aos serviços”.

Intérpretes e guias-intérpretes profissionais para surdocegos são essenciais para garantir o acesso à informação, comunicação, serviços e direitos fundamentais, bem como para permitir que pessoas com surdocegueira vivam de forma independente e sejam incluídas na comunidade.

A data objetiva aumentar a visibilidade e a conscientização acerca da inclusão das pessoas surdocegas e é celebrada no dia do aniversário da escritora e ativista norte-americana Helen Adams Keller. Ela foi a primeira pessoa surdocega a concluir uma graduação em nível superior e lutou pelos direitos das pessoas com deficiência.

A surdocegueira caracteriza-se pelo comprometimento simultâneo da visão e da audição, que pode se apresentar em diferentes graus de perda auditiva e visual – baixa visão e baixa audição, cegueira e surdez profunda, cegueira e baixa audição, baixa visão e surdez profunda.

Existe uma variedade de recursos de comunicação que podem ser utilizados de acordo com a necessidade de cada pessoa. Assim, a depender do caso, a pessoa surdocega pode fazer uso de aparelho auditivo, lupa eletrônica, linha braille (teclado adaptado) e, Tellethouch (um tipo de máquina de escrever adaptada).

A pessoa surdocega pode ainda fazer uso da Libras tátil, braille e técnicas como o desenho da letra de forma na palma da mão e o tadoma, na qual ela coloca uma das mãos no rosto da pessoa que está falando para perceber as palavras pelo movimento dos lábios, bochechas e vibração dos sons emitidos.

Os desafios são muitos, mas a maior barreira ainda é o preconceito.

A FADERS – Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no Rio Grande do Sul destacou em nota oficial que “a surdocegueira não é simplesmente a soma da surdez com a cegueira. Trata-se de uma deficiência singular, que combina perdas auditivas e visuais em diferentes graus e cria necessidades específicas de comunicação, mobilidade e acesso à informação. Muitas pessoas surdocegas se comunicam por meio da Libras Tátil, em que as mãos acompanham os movimentos de quem sinaliza. Outros métodos incluem a escrita na palma da mão (grafestesia) e o método Tadoma, que permite perceber a fala por meio das vibrações da voz e dos movimentos do rosto. Quando os canais tradicionais de comunicação são limitados, o toque se torna uma poderosa ferramenta de conexão, autonomia e participação social. Neste dia, reforçamos a importância da acessibilidade, do respeito às diferenças e da construção de uma sociedade onde todas as formas de comunicação sejam reconhecidas e valorizadas”.

Por que 27 de junho?

A Assembleia Geral adotou a resolução A/RES/79/294 , proclamando o dia 27 de junho de cada ano como o Dia Internacional da Surdocegueira. Este dia comemora o nascimento da renomada escritora Helen Keller (1880-1968), uma das figuras mais emblemáticas da comunidade surdocega.

Helen Keller (à esquerda na foto) visitou a sede da ONU em 1949. Na foto, Keller aparece durante uma reunião de comitê com sua secretária, Polly Thompson, que interpreta o debate para ela. Crédito: Foto da ONU.

Referências:

https://www.tjdft.jus.br

https://faders.rs.gov.br

https://www.un.org

CRÉDITO/IMAGEM: Foto: Sigmund/Unsplash

Fonte https://diariopcd.com.br/dia-internacional-da-pessoa-surdocega-uma-deficiencia-especifica-que-requer-apoio-especializado-e-inclusao/

Postado Pôr Antônio Brito

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Bets endividam feito droga, mas propaganda segue sem controle

 

Bets viciam tanto quanto crack. A diferença é que, enquanto você corre o risco de ser preso ou levar bala ao ir à boca comprar uma pedra, as casas de apostas e cassinos on-line estão a um clique de distância em seu smartphone. Neste momento, seu marido ou seu filho podem estar alimentando o vício, gastando as economias e fazendo dívidas de dentro da segurança da sua casa.

Considerando a dificuldade de proibir a jogatina de uma hora para outra, dada a quantidade de parlamentares que as bets têm no bolso no Congresso Nacional, o Brasil precisa urgentemente proibir toda e qualquer propaganda, tal qual aconteceu com o tabaco.

O assunto voltou mais forte com a proliferação de propagandas agressivas das Bets nas emissoras,  em especial a Cazé TV.

As bets proliferam com anúncios agressivos, patrocínios milionários e a promessa de enriquecimento fácil.  Pesquisa Datafolha aponta que 46% dos brasileiros que apostam em bets e cassinos on-line fazem isso para obter renda extra e ajudar a pagar as contas.

Não é difícil entender por que essa tragédia se multiplica como praga em solo brasileiro. O negócio é simples: oferecer ao trabalhador a ilusão de que pode transformar sua vida. O que não se diz é que a esmagadora maioria perde – e perde muito. Tudo isso alimenta um sistema que drena recursos de quem não tem para engordar quem já está nadando em dinheiro e seus aliados políticos.

Falo sobre isso no meu comentário de hoje para as rádios Itapuama FM,  Pajeú e Cultura FM de Serra Talhada:

https://nilljunior.com.br/

Envelhecer com deficiência ainda é desafio silencioso no Brasil e exige rede de apoio mais estruturada

Envelhecer com deficiência ainda é desafio silencioso no Brasil e exige rede de apoio mais estruturada

Viver mais tem se tornado uma realidade cada vez mais presente no Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país já ultrapassa a expectativa de vida de 75 anos, em meio a um processo acelerado de envelhecimento populacional. Nesse cenário, cresce também o número de pessoas com deficiência que chegam à velhice. De acordo com o Censo 2022 do IBGE, o Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência.

DESAFIOS SE ACUMULAM AO LONGO DA VIDA

O envelhecimento da pessoa com deficiência traz uma sobreposição de dificuldades. Além das limitações já existentes, o avanço da idade pode provocar doenças crônicas, perda de mobilidade, fragilidade física, alterações cognitivas e maior dependência para atividades do dia a dia.

No Brasil, esse cenário é agravado por barreiras arquitetônicas, dificuldades de acesso aos serviços de saúde, transporte inadequado, baixa oferta de cuidadores qualificados e uma rede de cuidado ainda insuficiente e pouco integrada. O isolamento social também se torna um risco frequente, especialmente quando familiares cuidadores envelhecem ou deixam de exercer esse papel.

A gerontóloga Claudia Alves explica que essa realidade exige uma visão mais ampla do processo de envelhecimento. Segundo ela, o envelhecer com deficiência não pode ser analisado de forma isolada, já que envolve tanto fatores físicos quanto sociais e estruturais. Nesse sentido, ela afirma que “o envelhecimento da pessoa com deficiência traz desafios que vão além das limitações físicas já existentes”, que destaca que a condição se soma às mudanças naturais da idade.

A especialista também chama atenção para a forma como o sistema de cuidado funciona no país, muitas vezes de maneira desconectada. Para ela, “o que vemos é uma rede que atende ou a deficiência ou o envelhecimento, mas raramente consegue integrar os dois de forma contínua e eficiente”, o que gera lacunas importantes na assistência.

AUTONOMIA COMO PARTICIPAÇÃO E NÃO INDEPENDÊNCIA TOTAL

O envelhecimento com qualidade de vida depende de planejamento, acesso a serviços e suporte contínuo ao longo da vida. Nesse contexto, especialistas reforçam que autonomia não significa independência total, mas sim a possibilidade de participação ativa nas decisões.

Claudia Alves define esse conceito ao explicar que “a autonomia não significa fazer tudo sozinho, mas ter condições de participar das decisões sobre a própria vida e receber os apoios necessários para exercer sua cidadania”. Ela destaca ainda que esse processo deve ser construído ao longo dos anos, com investimento em prevenção, reabilitação contínua e acessibilidade.

Para a gerontóloga, quanto mais cedo essas ações são incorporadas à rotina, maiores são as chances de preservar funcionalidade e qualidade de vida na velhice. “Quanto mais cedo forem planejados os cuidados para o envelhecimento, maiores são as chances de preservar a independência e a qualidade de vida”, afirma.

SISTEMA AINDA ENFRENTA FRAGILIDADES

Embora o Brasil tenha avançado em legislações de proteção à pessoa com deficiência e à pessoa idosa, ainda há desafios importantes na prática. A falta de integração entre áreas como saúde, assistência social, mobilidade e habitação dificulta a construção de uma rede de cuidado efetiva.

Segundo Claudia Alves, trata-se de um fenômeno relativamente recente no campo das políticas públicas. Ela explica que “o envelhecimento das pessoas com deficiência é um fenômeno relativamente recente e crescente, que exige políticas integradas entre saúde, assistência social, habitação, mobilidade e inclusão”.

Na prática, porém, ainda há desigualdades regionais e serviços fragmentados, o que compromete a continuidade do cuidado.

REDE DE APOIO É FUNDAMENTAL

Nesse cenário, a rede de apoio desempenha papel central na garantia de dignidade e qualidade de vida.

A gerontóloga ressalta que ninguém envelhece sozinho e que o suporte coletivo é decisivo para a inclusão social. Ela afirma que “nenhuma pessoa envelhece sozinha. A rede de apoio exerce papel fundamental na promoção da dignidade, da autonomia e da inclusão”.

Por fim, destaca que o envelhecimento digno depende de uma mudança de olhar sobre a pessoa com deficiência, indo além das limitações. Para ela, isso acontece quando “a pessoa com deficiência é vista não pelas suas limitações, mas por suas potencialidades, sua história e seu direito de viver com respeito, autonomia e qualidade de vida em todas as fases da vida”.

Fonte https://diariopcd.com.br/envelhecer-com-deficiencia-ainda-e-desafio-silencioso-no-brasil-e-exige-rede-de-apoio-mais-estruturada/

Postado Pôr Antônio Brito

Lula tem até 8 de julho para sancionar ou vetar a mudança do símbolo de identificação da pessoa com deficiência

Lula tem até 8 de julho para sancionar ou vetar a mudança do símbolo de identificação da pessoa com deficiência

Projeto aprovado no Congresso Nacional foi encaminhado em 18 de junho ao Poder Executivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem até o dia 8 de julho para decidir sobre a sanção ou veto do Projeto de Lei nº 2199/2022.

A proposta, recentemente aprovada em caráter definitivo pelo Congresso Nacional, adota o símbolo internacional de acesso desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013 para o Centro de Acessibilidade.

A mudança substitue a expressão “Símbolo Internacional de Acesso” por “Símbolo Internacional de Acessibilidade”.

De acordo com os parlamentares que apoiaram a aprovação da mudança, o novo ícone é considerado um símbolo neutro por atender a todos os tipos de deficiência e acessibilidade, em vez do símbolo internacional de acesso tradicionalmente vinculado às pessoas com mobilidade reduzida (a figura de um cadeirante em fundo azul ou negro).

Fonte https://diariopcd.com.br/lula-tem-ate-8-de-julho-para-sancionar-ou-vetar-a-mudanca-do-simbolo-de-identificacao-da-pessoa-com-deficiencia/

Postado Pôr Antônio Brito

Tabira é reconhecida pelo Tesouro Nacional com nota máxima em avaliação contábil e fiscal

 

O município de Tabira recebeu a Nota A em consistência contábil e fiscal, reconhecimento concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional dentro da avaliação da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal.

O resultado integra o IV Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, iniciativa criada para estimular e reconhecer o desenvolvimento de mecanismos de aprimoramento da qualidade das informações contábeis e fiscais prestadas pelos entes públicos por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

A avaliação compõe um ranking que compara o desempenho dos municípios brasileiros, considerando critérios relacionados à consistência, qualidade e confiabilidade das informações enviadas. O objetivo é fortalecer a transparência pública e contribuir para uma gestão cada vez mais eficiente.

Com a conquista da Nota A, Tabira alcança o mais alto nível de reconhecimento dentro da avaliação, reforçando o compromisso da gestão municipal com a responsabilidade fiscal e a qualidade das informações prestadas.

Tabira está entre os três municípios do Sertão do Pajeú contemplados com o reconhecimento, resultado que reflete o trabalho e a dedicação da equipe da Secretaria Municipal de Finanças na organização e na qualidade das informações prestadas.

A conquista representa mais um avanço para o município e reafirma o compromisso da gestão com uma administração transparente, responsável e cada vez mais eficiente.

https://nilljunior.com.br/

Gestão Raquel Lyra comanda formação de 457 policiais civis, entrega de 124 viaturas e unidades móveis de atendimento à mulher

 

As ações integram o programa Juntos Pela Segurança, que reúne cerca de R$ 2,3 bilhões em investimentos para ampliar efetivos, modernizar estruturas e fortalecer o combate à criminalidade em Pernambuco

A governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (25), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a cerimônia de conclusão da formação de 457 novos policiais civis. A corporação recebe 44 delegados, 265 agentes e 148 escrivães. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual também entregou 124 novas viaturas para a Polícia Militar e Civil e quatro novas Unidades Móveis de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, ampliando a rede de proteção às mulheres pernambucanas. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a agenda.

“É uma alegria imensa dar oportunidade de trabalho e realizar sonhos de muitas pessoas por entrarem no serviço público. Mais que isso, a chegada dos novos policiais beneficia o povo de Pernambuco, que vê de perto a segurança pública do nosso Estado sendo transformada. Além disso, entregamos 124 novas viaturas para Polícia Civil e Militar, e quatro novas unidades móveis, de um pacote de seis, para combate e prevenção à violência contra a mulher”, destacou Raquel Lyra.

O curso de Formação Profissional dos novos servidores foi promovido pela Escola Superior da Polícia Civil. A incorporação dos novos policiais amplia a capacidade operacional da instituição e fortalece as ações de investigação criminal, polícia judiciária e atendimento à população em todas as regiões do Estado. Ainda no evento, Raquel Lyra entregou 124 novas viaturas do tipo SUV (Spin), destinadas às Polícias Militar e Civil, reforçando o policiamento ostensivo e as atividades de Polícia Judiciária no Recife e Região Metropolitana. 

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou a importância da formatura. “Com a formatura da segunda turma da Polícia Civil com delegados, agentes e escrivães, são 457 novos servidores chegando na corporação, fechando um reforço de mais de 900 policiais civis desde novembro do ano passado. Assim, a gente mostra de forma concreta que o Governo do Estado tem compromisso com a segurança pública de Pernambuco”, afirmou o titular.

Presente no evento, o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro, enfatizou as entregas do Estado para a instituição. “O Governo do Estado tem investido na Polícia Civil em tecnologia, viaturas e armamentos. Mas, com uma nova turma se formando, o Governo entrega aquilo que é mais positivo e forte na instituição, que é a sua força de trabalho, o servidor público”, pontuou.

MULHER – Já as quatro unidades móveis voltadas ao atendimento especializado de mulheres em situação de violência marcam a conclusão da implantação da frota de seis equipamentos especializados que ampliam o acesso das pernambucanas. Desde 2023, o Governo de Pernambuco investiu cerca de R$15 milhões nos equipamentos.

“Nossas unidades móveis de atendimento vão circular em todo Pernambuco, levando atendimento técnico e multidisciplinar com psicólogas, advogadas, assistentes sociais para acolher qualquer pernambucana que tenha sido vítima de violência e precise de orientação e acolhimento”, afirmou a secretária-executiva de Políticas para as Mulheres, Walkíria Alves.

Estiveram presentes na solenidade a secretária de Ana Maraíza (Administração), Hercílio Mamade (chefe da Casa Militar), o comandante-geral dos Bombeiros Militar de Pernambuco, Eduardo Araripe; o comandante-geral da Polícia Militar, Ivanildo Torres; o deputado federal Túlio Gadêlha e a prefeita de Paudalho, Paulinha da Educação.

https://nilljunior.com.br/

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Raquel Lyra entrega de viaturas e comanda formatura de novos policiais civis e bombeiros

 

A governadora Raquel Lyra cumpre agenda, nesta quinta-feira (25), no Recife, com entregas que valorizam o efetivo e a estrutura operacional de segurança pública do Estado.

Às 10h30, a chefe do Executivo estadual comanda a solenidade de conclusão do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. A cerimônia marca a formatura de novos oficiais que passam a integrar a corporação, fortalecendo as ações de prevenção, salvamento e atendimento à população pernambucana.

Já à tarde, Raquel Lyra entrega novas viaturas para a Polícia Civil de Pernambuco e comanda a formatura de novos policiais civis. As ações integram o programa Juntos pela Segurança, com investimentos para ampliar a capacidade investigativa, reforçar o combate à criminalidade e fortalecer a segurança pública em todas as regiões pernambucanas.

https://nilljunior.com.br/

Terremoto de magnitude 7,5 atinge Venezuela e derruba prédios em Caracas; há 32 mortos e 700 feridos

 

Dois terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24) e provocaram pelo menos 20 réplicas nas horas seguintes, segundo o governo venezuelano. Prédios desabaram na capital do país e em outras cidades.

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, informou que, no balanço parcial, foram confirmadas 32 mortes e 700 feridos. No entanto, autoridades venezuelanas confirmaram a existência de vítimas.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) reportou dois tremores principais com epicentros separados por apenas 5 km de distância, um de magnitude 7,2 e outro de 7,5. São os sismos mais fortes registrados no país em mais de 100 anos.

O USGS projeta que possa haver milhares de mortos: “É provável que haja um elevado número de vítimas e danos extensos, e é provável que o desastre seja generalizado”.

O epicentro do tremor mais forte foi registrado na cidade venezuelana de El Guayabo, a 168 km da capital, a uma profundidade de 13 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O epicentro do tremor mais forte foi registrado na cidade venezuelana de El Guayabo, a 168 km da capital, a uma profundidade de 13 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Rodríguez decretou estado de emergência após os terremotos. Em pronunciamento na televisão estatal, ela afirmou que equipes de resgate, segurança e assistência civil foram mobilizadas para atender as áreas afetadas.

Rodríguez também anunciou a suspensão de aulas e todos os serviços não essenciais para que as autoridades que se concentrem no resgate das pessoas que estão sob os escombros. Redes de gás e eletricidade foram desligadas para evitar uma tragédia maior.

O tremor também foi sentido em diversos locais da região Norte do Brasil. Houve relatos de tremores em Belém, Manaus, Boa Vista e Macapá, além de outros municípios desses estados. Em algumas cidades, moradores evacuaram prédios.

https://nilljunior.com.br/

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Ingazeira celebrou mais uma Fecaprio


A XII edição da FECAPRIO transformou Ingazeira em ponto de referência da caprinovinocultura no Pajeú.

O evento, que segue até este dia 21 de junho, atrai criadores, produtores e visitantes de toda a região e firma seu lugar entre as maiores feiras do setor no estado.

Organizada pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Reforma Agrária, a programação é intensa: julgamento de animais, exposições, serviços gratuitos das secretarias municipais, apresentações artísticas e transmissão dos jogos da Seleção em telão. A procura superou as expectativas — as mais de 130 baias disponíveis foram comercializadas antes mesmo da abertura oficial, e a premiação total chega a R$ 30 mil.

“A FECAPRIO fortalece nossa economia, valoriza os produtores rurais e promove cultura, cidadania e desenvolvimento para Ingazeira e toda a região”, afirmou o prefeito Luciano Torres.

Na sexta, ao lado de vereadores, secretários, do deputado estadual Diogo Morais e de uma multidão de moradores, Luciano Torres inaugurou os novos vestiários do Estádio Iedo Ivo de Morais Veras — uma antiga demanda da comunidade esportiva local. Na mesma cerimônia, foi entregue uma caminhonete Strada 0 km destinada ao fortalecimento dos serviços de saúde do município.

https://nilljunior.com.br/

Veterinário com atuação no interior passa bem após acidente causado por animais na pista

 

O veterinário Caio César, que atua no interior do estado escapou apenas com ferimentos leves de um acidente na BR-232, próximo a Cruzeiro do Nordeste.

Foi ontem no início da noite.

O acidente foi causado por animais soltos na pista. Uma carreta que vinha em sentido contrário foi desviar de bodes na pista e jogou o carro para a mão contrária. Caio teve que jogar o carro, uma caminhonete Hillux em uma ribanceira para não bater de frente com a carreta.

O carro só parou quando bateu em um poste.

“Gratidão é a palavra senhor, pelos livramentos nós caminhos da vida. Que eu saiba entender, tirar a lição de tudo que o senhor vem mostrando. E mais ainda que eu possa seguir e esquecer. Gratidão pela chance de recomeçar”, disse ao exibir imagens do acidente em sua rede social.