Páginas

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Tabira é reconhecida pelo Tesouro Nacional com nota máxima em avaliação contábil e fiscal

 

O município de Tabira recebeu a Nota A em consistência contábil e fiscal, reconhecimento concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional dentro da avaliação da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal.

O resultado integra o IV Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, iniciativa criada para estimular e reconhecer o desenvolvimento de mecanismos de aprimoramento da qualidade das informações contábeis e fiscais prestadas pelos entes públicos por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

A avaliação compõe um ranking que compara o desempenho dos municípios brasileiros, considerando critérios relacionados à consistência, qualidade e confiabilidade das informações enviadas. O objetivo é fortalecer a transparência pública e contribuir para uma gestão cada vez mais eficiente.

Com a conquista da Nota A, Tabira alcança o mais alto nível de reconhecimento dentro da avaliação, reforçando o compromisso da gestão municipal com a responsabilidade fiscal e a qualidade das informações prestadas.

Tabira está entre os três municípios do Sertão do Pajeú contemplados com o reconhecimento, resultado que reflete o trabalho e a dedicação da equipe da Secretaria Municipal de Finanças na organização e na qualidade das informações prestadas.

A conquista representa mais um avanço para o município e reafirma o compromisso da gestão com uma administração transparente, responsável e cada vez mais eficiente.

https://nilljunior.com.br/

Gestão Raquel Lyra comanda formação de 457 policiais civis, entrega de 124 viaturas e unidades móveis de atendimento à mulher

 

As ações integram o programa Juntos Pela Segurança, que reúne cerca de R$ 2,3 bilhões em investimentos para ampliar efetivos, modernizar estruturas e fortalecer o combate à criminalidade em Pernambuco

A governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (25), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a cerimônia de conclusão da formação de 457 novos policiais civis. A corporação recebe 44 delegados, 265 agentes e 148 escrivães. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual também entregou 124 novas viaturas para a Polícia Militar e Civil e quatro novas Unidades Móveis de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, ampliando a rede de proteção às mulheres pernambucanas. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a agenda.

“É uma alegria imensa dar oportunidade de trabalho e realizar sonhos de muitas pessoas por entrarem no serviço público. Mais que isso, a chegada dos novos policiais beneficia o povo de Pernambuco, que vê de perto a segurança pública do nosso Estado sendo transformada. Além disso, entregamos 124 novas viaturas para Polícia Civil e Militar, e quatro novas unidades móveis, de um pacote de seis, para combate e prevenção à violência contra a mulher”, destacou Raquel Lyra.

O curso de Formação Profissional dos novos servidores foi promovido pela Escola Superior da Polícia Civil. A incorporação dos novos policiais amplia a capacidade operacional da instituição e fortalece as ações de investigação criminal, polícia judiciária e atendimento à população em todas as regiões do Estado. Ainda no evento, Raquel Lyra entregou 124 novas viaturas do tipo SUV (Spin), destinadas às Polícias Militar e Civil, reforçando o policiamento ostensivo e as atividades de Polícia Judiciária no Recife e Região Metropolitana. 

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou a importância da formatura. “Com a formatura da segunda turma da Polícia Civil com delegados, agentes e escrivães, são 457 novos servidores chegando na corporação, fechando um reforço de mais de 900 policiais civis desde novembro do ano passado. Assim, a gente mostra de forma concreta que o Governo do Estado tem compromisso com a segurança pública de Pernambuco”, afirmou o titular.

Presente no evento, o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro, enfatizou as entregas do Estado para a instituição. “O Governo do Estado tem investido na Polícia Civil em tecnologia, viaturas e armamentos. Mas, com uma nova turma se formando, o Governo entrega aquilo que é mais positivo e forte na instituição, que é a sua força de trabalho, o servidor público”, pontuou.

MULHER – Já as quatro unidades móveis voltadas ao atendimento especializado de mulheres em situação de violência marcam a conclusão da implantação da frota de seis equipamentos especializados que ampliam o acesso das pernambucanas. Desde 2023, o Governo de Pernambuco investiu cerca de R$15 milhões nos equipamentos.

“Nossas unidades móveis de atendimento vão circular em todo Pernambuco, levando atendimento técnico e multidisciplinar com psicólogas, advogadas, assistentes sociais para acolher qualquer pernambucana que tenha sido vítima de violência e precise de orientação e acolhimento”, afirmou a secretária-executiva de Políticas para as Mulheres, Walkíria Alves.

Estiveram presentes na solenidade a secretária de Ana Maraíza (Administração), Hercílio Mamade (chefe da Casa Militar), o comandante-geral dos Bombeiros Militar de Pernambuco, Eduardo Araripe; o comandante-geral da Polícia Militar, Ivanildo Torres; o deputado federal Túlio Gadêlha e a prefeita de Paudalho, Paulinha da Educação.

https://nilljunior.com.br/

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Raquel Lyra entrega de viaturas e comanda formatura de novos policiais civis e bombeiros

 

A governadora Raquel Lyra cumpre agenda, nesta quinta-feira (25), no Recife, com entregas que valorizam o efetivo e a estrutura operacional de segurança pública do Estado.

Às 10h30, a chefe do Executivo estadual comanda a solenidade de conclusão do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. A cerimônia marca a formatura de novos oficiais que passam a integrar a corporação, fortalecendo as ações de prevenção, salvamento e atendimento à população pernambucana.

Já à tarde, Raquel Lyra entrega novas viaturas para a Polícia Civil de Pernambuco e comanda a formatura de novos policiais civis. As ações integram o programa Juntos pela Segurança, com investimentos para ampliar a capacidade investigativa, reforçar o combate à criminalidade e fortalecer a segurança pública em todas as regiões pernambucanas.

https://nilljunior.com.br/

Terremoto de magnitude 7,5 atinge Venezuela e derruba prédios em Caracas; há 32 mortos e 700 feridos

 

Dois terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24) e provocaram pelo menos 20 réplicas nas horas seguintes, segundo o governo venezuelano. Prédios desabaram na capital do país e em outras cidades.

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, informou que, no balanço parcial, foram confirmadas 32 mortes e 700 feridos. No entanto, autoridades venezuelanas confirmaram a existência de vítimas.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) reportou dois tremores principais com epicentros separados por apenas 5 km de distância, um de magnitude 7,2 e outro de 7,5. São os sismos mais fortes registrados no país em mais de 100 anos.

O USGS projeta que possa haver milhares de mortos: “É provável que haja um elevado número de vítimas e danos extensos, e é provável que o desastre seja generalizado”.

O epicentro do tremor mais forte foi registrado na cidade venezuelana de El Guayabo, a 168 km da capital, a uma profundidade de 13 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O epicentro do tremor mais forte foi registrado na cidade venezuelana de El Guayabo, a 168 km da capital, a uma profundidade de 13 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Rodríguez decretou estado de emergência após os terremotos. Em pronunciamento na televisão estatal, ela afirmou que equipes de resgate, segurança e assistência civil foram mobilizadas para atender as áreas afetadas.

Rodríguez também anunciou a suspensão de aulas e todos os serviços não essenciais para que as autoridades que se concentrem no resgate das pessoas que estão sob os escombros. Redes de gás e eletricidade foram desligadas para evitar uma tragédia maior.

O tremor também foi sentido em diversos locais da região Norte do Brasil. Houve relatos de tremores em Belém, Manaus, Boa Vista e Macapá, além de outros municípios desses estados. Em algumas cidades, moradores evacuaram prédios.

https://nilljunior.com.br/

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Ingazeira celebrou mais uma Fecaprio


A XII edição da FECAPRIO transformou Ingazeira em ponto de referência da caprinovinocultura no Pajeú.

O evento, que segue até este dia 21 de junho, atrai criadores, produtores e visitantes de toda a região e firma seu lugar entre as maiores feiras do setor no estado.

Organizada pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Reforma Agrária, a programação é intensa: julgamento de animais, exposições, serviços gratuitos das secretarias municipais, apresentações artísticas e transmissão dos jogos da Seleção em telão. A procura superou as expectativas — as mais de 130 baias disponíveis foram comercializadas antes mesmo da abertura oficial, e a premiação total chega a R$ 30 mil.

“A FECAPRIO fortalece nossa economia, valoriza os produtores rurais e promove cultura, cidadania e desenvolvimento para Ingazeira e toda a região”, afirmou o prefeito Luciano Torres.

Na sexta, ao lado de vereadores, secretários, do deputado estadual Diogo Morais e de uma multidão de moradores, Luciano Torres inaugurou os novos vestiários do Estádio Iedo Ivo de Morais Veras — uma antiga demanda da comunidade esportiva local. Na mesma cerimônia, foi entregue uma caminhonete Strada 0 km destinada ao fortalecimento dos serviços de saúde do município.

https://nilljunior.com.br/

Veterinário com atuação no interior passa bem após acidente causado por animais na pista

 

O veterinário Caio César, que atua no interior do estado escapou apenas com ferimentos leves de um acidente na BR-232, próximo a Cruzeiro do Nordeste.

Foi ontem no início da noite.

O acidente foi causado por animais soltos na pista. Uma carreta que vinha em sentido contrário foi desviar de bodes na pista e jogou o carro para a mão contrária. Caio teve que jogar o carro, uma caminhonete Hillux em uma ribanceira para não bater de frente com a carreta.

O carro só parou quando bateu em um poste.

“Gratidão é a palavra senhor, pelos livramentos nós caminhos da vida. Que eu saiba entender, tirar a lição de tudo que o senhor vem mostrando. E mais ainda que eu possa seguir e esquecer. Gratidão pela chance de recomeçar”, disse ao exibir imagens do acidente em sua rede social.

domingo, 21 de junho de 2026

Coluna do Domingão: o que as pesquisas não aferiram

 

Essa semana,  saíram pesquisas com a corrida presidencial e também ao governo de Pernambuco.

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) pelo jornal Folha de S.Paulo mostra o presidente Lula (PT) na liderança com 41% das intenções de voto no cenário de 1º turno, dez pontos à frente do senador Flávio Bolsonaro (PL), que tem 31%.

No levantamento anterior, divulgado em 22 de maio, o presidente tinha 40%, e o senador, os mesmos 31%. Ou seja, um quadro de estabilidade.

Após Lula e Flávio, aparecem o ex-governador Ronaldo Caiado (PSD) e o empresário Renan Santos (Missão), ambos com 3%.

Na simulação de segundo turno,  o presidente Lula (PT) tem 47% das intenções de voto no cenário de 2º turno, contra 43% do senador Flávio Bolsonaro (PL). O cenário é exatamente o mesmo de um mês atrás. Na pesquisa divulgada em 22 de maio, Lula tinha 47%, e Flávio, 43%.

Aliados de Flávio acreditam que o surgimento do nome do líder do Governo no Senado,  Jaques Wagner,  na relação dos beneficiados de Daniel Vorcaro,  do Banco Master,  podem respingar no presidente Lula. Para isso de fato ocorrer, as investigações precisam mostrar mais do que já apareceu, como alguma conexão sólida que ligue o escândalo ao próprio presidente.  A opinião pública não consegue identificar até o momento essa informação como algo que afete diretamente o presidente. Flávio só caiu nas pesquisas porque foi flagrado com a boca na botija,  pedindo dinheiro ao “irmão” Vorcaro.  Importante também é ver como Lula vai se comportar se surgirem mais elementos contra o baiano. Mantê-lo na liderança pode ter um impacto pelo “diga-me com quem andas, e te direi quem és”.

Já em Pernambuco,  as pesquisas Ipespe e Múltipla divulgadas essa semana não aferiram o impacto do vídeo de Lula declarando alinhamento com o socialista João Campos.

Aliados do ex-prefeito do Recife acreditam que em um cenário tão polarizado,  uma fala de Lula pode convencer parte dos seus eleitores que consideram votar em Raquel Lyra.

Já quem caminha com a governadora recorre à máxima de que a disputa não é impactada pela nacionalização. Que para o eleitor o que estará em jogo é se Raquel merece ou não ser reeleita. E que a resposta caminha para um sim, dada a avaliação média entre 62% e 65%.

Em ambos os casos, a conferir…

Carnaibano com Gilmar

O advogado carnaibano Renan Walisson de Andrade participou, na Biblioteca do Supremo Tribunal Federal (STF), do lançamento da obra “Estado de Direito e Jurisdição Constitucional – Gilmar Mendes: decisões relevantes em 24 anos de atuação no STF”. O evento celebrou as mais de duas décadas de magistratura constitucional do ministro Gilmar Mendes, atual decano da Suprema Corte.

Sem emoção

Nenhum instituto relevante registrou pesquisa para esta semana em Pernambuco. Aparentemente,  as maiores emoções em relação aos principais institutos vão ficar para depois da Copa.

Mendonça defende “Flávioquel”

Aliado de Flávio Bolsonaro, o Deputado Federal Mendonça Filho defende que o PL não tenha candidatura própria em Pernambuco e apoie a reeleição de Raquel Lyra. “Estou com ela desde o segundo turno”, disse. Quem pensa diferente diz que Flávio precisa de um palanque pra chamar de seu em Pernambuco.

Falácia

O jornalista Thiago Lagos quis rebater Petrúcio Amorim por dizer que no São João de Caruaru não existe espaço A, B e C. Petrúcio disse que já está afastado do palco principal e que agora queriam tirá-lo do Alto do Moura. Internautas reagiram: “se não tem diferença, bora Wesley Safadão e Roberto Carlos no Alto do Moura e Amorim no palco principal”. Bem pensado…

Fake news

O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael, diz que sua gestão têm sido alvo de fake news. Um perfil nas redes sociais afirmou que os pagamentos dos aposentados estariam atrasados. Mas, diz o gestor que os pagamentos estão em dia e problemas de parcelamentos de contribuições providenciarias derivam da gestão interior e já foram regularizados.

A versão da prefeitura 

O blog buscou o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira e  o Secretário de Infraestrutura Odílio Lopes, sobre uma informação que circulou de que o ex-prefeito Totonho Valadares teria reclamado ser dono de parte de um terreno por onde passa parte a obra do calçamento da rua do Tiro de Guerra. Disseram que a obra prevê uma deflexão para que a via se alinhe à Rua Luciano Barbosa de Araújo, de olho na mobilidade. E que há um terreno do ex-prefeito na lateral do Vianão. Mas garantem que a questão foi resolvida de forma consensual,  sem prejuízo para a obra.

Tentando limpar a barra

O presidenciável Zema esteve em Pernambuco e gravou um vídeo elogiando a vocação produtiva do Agreste, direto de Santa Cruz do Capibaribe. “Construíram um império com muita garra”. Bem diferente do Zema de 2023, que comparou o Nordeste a “comparou os estados nordestinos a “vaquinhas que produzem pouco”, ou de 2025, quando afirmou que “o Sudeste que produz estaria cansado de subsidiar a região Nordeste”.

Orgulho

A TV Asa Branca,  afiliada Globo, dedicou oito minutos para contar a história de resistência do Cine São José. A reportagem de Caren Diniz ouviu Carlos Gomes,  o Carrinho de Lica, Alyson Nascimento,  Bruna Tavares e este jornalista,  todos falando do papel de resistência cultural e memória afetiva de um dos únicos cinemas de rua em atividade no Nordeste.

Prévia

Sexta-feira, Raquel Lyra com Pollyanna Abreu. Neste domingo,  João Campos com Ângelo Ferreira. A movimentação política dos últimos dias em Sertânia para muitos antecipa o embate entre o ex-prefeito e a atual gestora previsto para 2028. Quem viver,  verá.

Mais no Coco de Odálio 

Depois das críticas de que é um absurdo para a gestão Coco de Odálio se permitir gastar R$ 1 milhão com show de Xand Avião,  apareceu mais gente concordando. Um fornecedor diz que há um ano espera receber da prefeitura. Servidores da saúde e agentes reclamam o repasse do Previne Brasil. O governo federal vem repassando pra o município e o prefeito não está pagando os servidores.

O quem está com quem: municípios x densidade

No Pajeú,  Raquel Lyra conta hoje com o apoio de 11 gestores: Flávio Marques (Tabira), Diógenes Patriota (Tuparetama), Fredson Brito (São José do Egito), Gilson Bento (Brejinho), Delson Lustosa (Santa Terezinha), Joelson (Calumbi), Luciano Bonfim (Triunfo), Doutor Ismael (Santa Cruz da Baixa Verde), Zé Pretinho (Quixaba), Giba Ribeiro (Flores) e Pedro Alves (Iguaracy). Do lado de João Campos, estão os prefeitos Márcia Conrado (Serra Talhada), Sandrinho Palmeira (Afogados da Ingazeira), Luciano Torres (Ingazeira), Berg Gomes (Carnaíba), Mayco de Farmácia (Solidão) e Aline Karina (Itapetim), totalizando seis apoios.

População

Aí a curiosidade: apesar de Raquel Lyra ter mais prefeitos (11 x 6), os municípios alinhados a João Campos somam uma população maior:  176.642 habitantes (52,3%) x 160.955 habitantes (47,7%). Isso não quer dizer necessariamente muita coisa, dadas as particularidades dos municípios.

Frase da semana:

“Eu vi uma coisa ontem, que o Neymar é o primeiro convocado home office do mundo”.

Do presidente Lula, sem filtro, brincando com a situação do craque. A fala gerou polêmica nas redes.