sábado, 17 de abril de 2021

PARABÉNS PARA A ADET 17 ANOS DE FUNDAÇÃO - VEJA UM BREVE RESUMO DA SUA HISTÓRIA BEM NO INÍCIO...

 

HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DA ADET – ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES DE TABIRA PE. (Breve relato do seu idealizador: Heleno Trajano Pereira - Atual Secretário).

 A primeira ideia de se criar uma Associação de Pessoas Com Deficiência, nasceu na Rua 02 do bairro da jureminha, na casa de Heleno Trajano (cadeirante), no ano de 1996, quando o mesmo em uma tarde de sábado, pegou emprestado da Senhora Hilda Siqueira, um dicionário da Constituição cidadã do ano de 1988, com a curiosidade de saber se na referida Carta Magna constava alguma lei que falasse dos direitos das Pessoas Com Deficiência, (Pois o mesmo era portador de deficiência há 25 anos).

Para sua surpresa encontrou na referida Constituição, várias leis que falavam dos direitos das pessoas com deficiência, inclusive foi na constituição de 1988 que a pessoa com deficiência foi chamada de “Pessoa”, antes eram tratadas com termos pejorativos diversos, como aleijados, mongoloides e etc.

Na época, o então idealizador da fundação de uma Associação para Pessoas Com Deficiência, teve a idéia de enumerar as leis que garantiam tais direitos, e fazer uma carta digitada na máquina de escrever á época, enviando-a para algumas Pessoas Com Deficiência que o mesmo conhecia, mais que moravam em bairros distantes, como Maria de Fátima da Silva (Cadeirante) Bairro de Fátima I, Assis (Muletante) Cunhado de Maria Eunice, entre outros, que chegaram a fazer o uso dessas cartas para garantirem os seus direitos em outras cidades e inclusive na capital do Estado (Recife).

No ano de 2001, Heleno Trajano, saiu da Rua 02 e foi morar na Rua 06 do mesmo bairro, quando em dezembro de 2003, numa tarde, recebeu em sua casa O Amigo Luiz Miguel (Muletante), este veio lhe conhecer por indicação do Sr. João Patrício de Oliveira (Tio do Pai de Heleno Trajano) que o conhecia desde a infância, naquela tarde, Heleno Trajano e Luiz Miguel conversaram muito sobre a ideia de se fundar na cidade uma Associação que juntasse o maior número de Pessoas Com Deficiência possível para a defesa dos seus direitos.

Depois dessa primeira conversa, ficou acertado de Luiz Miguel conversar com os amigos que (ele) conhecia, assim marcando uma data para a realização da primeira reunião, o que aconteceu no dia 02 de março de 2004. O aprendiz de Poeta Heleno Trajano fez uma poesia sobre essa importante data, e imortalizou-a no livro da primeira Antologia de Tabira á convite da APPTA. Então o poeta disse: Foi no dia 02 de março / do ano 2004 / Que o primeiro contato / recebeu aquele abraço / e foi dado o primeiro passo / em busca da Inclusão / juntando-se mão a mão / em prol do deficiente / Amor, o lema da gente / na nossa Associação.

Então no dia 02 de março, conforme fala a poesia, a casa se encheu de gente, e vou falar só a primeira pessoa presente, foi o amigo Luiz Miguel, e as demais estão registradas no estatuto social da Entidade. Uma autoridade que não posso deixar de citar que esteve junto com a gente desde o primeiro dia, foi o saudoso Advogado Dr. José Dilton Marcolino de Carvalho (In memorian), responsável pela construção do estatuto da Entidade em inúmeras reuniões sucessivas.

Depois de várias reuniões, finalmente no dia 18 de abril de 2004, foi realizada a reunião de fundação da ADET – Associação dos Deficientes de Tabira, tendo como seu primeiro Presidente Luiz Miguel da Silva, Vice - Presidente Francisco Anchieta de Araújo Lopes e Heleno Trajano Pereira como 1º Secretário e mais 12 membros da diretoria, num total de 15.

Este é apenas um breve relato da história da ADET, o restante da historia estão nos anais, livros e redes sociais da Entidade, e a essa história é quase infinita, foram muitos e importantes companheiros que fizeram e fazem parte da ADET. Vou citar os endereços por onde a Entidade passou...

1º - Rua Wellington Nunes Lustosa – Bairro Jureminha – Tabira – PE: 2004/2005

 2º - Rua Desembargador João Paes – Centro – Tabira – PE: 2005/2006 (1ª vez)

 3º - Rua Valdemir Leite Soares – Centro – Tabira – PE: 2006/2010

  4º - Rua Desembargador João Paes – Centro – Tabira – PE: 2010/2012 (2ª vez)

  5º - Rua Pedro Estevão da Silva – Bairro Nossa Senhora dos Remédios 2014/2020 (Atual)

 Quero Citar os presidentes que já administraram a Entidade, desde a sua fundação:

  1º Luiz Miguel da Silva: 2004/2006 (1º vez)

  2º Francisco Anchieta de Araújo Lopes: 2006/2008 (In memorian)

  3º Heleno Trajano Pereira: 2008/2010

  4º Luiz Miguel da Silva: 2010/2012 (2ª vez)

  5º Luiz Miguel da Silva: 2012/2014 (3ª vez)

  6º Luiz Antonio da Silva: 2014/2016 (1ª vez)

  7º Luiz Antonio da Silva: 2016/2018 (2º vez)

  8º Luiz Antônio da Silva: 2018/2020 (3º vez)

  9º Luiz Antônio da Silva: 2020/2021 (4º vez) Em comum acordo com Todos da Diretoria.  

  10º Antonio José Brito Oliveira: 2021/2022.

         Concluindo, gostaríamos de deixar registrado também que desde o ano de 2012, a Entidade está em sua sede própria, graças ao esforço de todas as diretorias passadas, e em especial ao Presidente daquela Gestão: Luiz Miguel da Silva, a quem agradecemos de coração, pelo esforço e dedicação de cada administração para a continuação da existência da Associação, que fez e faz história na nossa cidade e região.


Matéria: Heleno Trajano.


Nenhum comentário: