domingo, 21 de junho de 2009

12 PASSOS PARA O SUCESSO.

12 passos para o sucesso

Raúl Candeloro*

Todos os dias defrontamo-nos com obstáculos que dificultam nosso trabalho. Mas, olhando por outro ângulo, estes podem enriquecer nossas vidas - senão, qualquer um teria sucesso. Foi Moliere, o escritor francês, que disse "Quanto maior o obstáculo, maior a glória ao superá-lo". Vejamos quais são os 12 passos para o sucesso:

1) Estabeleça objetivos claros e específicos, e ponha-os no papel: dizer que quer ganhar mais dinheiro e ter mais tempo livre, por exemplo, não é um bom objetivo. Ele é claro, mas não é específico. Quanto? Até quando? Quanto tempo livre você quer? Visualize, trace a meta e escreva.

2) Sonhe - com os pés no chão: é importante ser realista. Você fraqueja ao obrigar-se a atingir objetivos inalcançáveis, ou num espaço de tempo curto demais. Sonhar é bom, quebra paradigmas e visualiza novas realidades, mas, trabalhar geralmente é bem mais produtivo.

3) Monte um cronograma: basta uma agenda semanal, com tarefas diárias. Esta é uma forma de ver se está vencendo as etapas necessárias, ele o obriga a ser honesto com você mesmo. Isso permite acompanhar seu progresso e fazer as correções.

4) Faça revisões constantes: as revisões devem servir para reforçar a visualização do sucesso, mostrar os resultados já atingidos e o que ainda há de fazer. Em tempos ruins, revisões podem lhe dar insights interessantes, e relembrá-lo do seu sonho. Mesmo quando as coisas vão bem, uma revisão pode motivar.

5) Não desperdice recursos: como queremos resolver tudo, esquecemos que muitas vezes pode existir alguém que já passou pela mesma situação - e com sucesso - então, não é preciso reinventar a roda. Saia do escritório e vá fazer perguntas. Afinal, estamos na era da informação: aproveite e use-a!

6) Priorize atividades mais importantes: não perca tempo. Descubra quais são as atividades mais importantes, e dê-lhes prioridade total. Aqui também se aplica a Lei de Pareto: 80% dos seus resultados geralmente são conseguidos através de 20% do seu tempo e esforço. Melhore a qualidade desses esforços e você vai estar bem mais perto do sucesso.

7) Envolva as pessoas à sua volta: o envolvimento de outras pessoas e a sinergia ajudam a superar obstáculos, pois nos obriga a continuar mesmo. Além de melhorar a vida de quem trabalha em conjunto. Então, aposte na política.

8) Não tome atalhos: sucesso é 1% de inspiração e 99% de transpiração. Se atalhos fossem melhores, não teríamos estradas e nem avenidas. Lembre-se de que cada etapa é importante.

9) Resolva seus problemas na hora: é a melhor maneira de aumentar sua produtividade (e de dormir tranqüilo!).

10) Respeite sua intuição: a intuição nos manda recados sutis de coisas que não percebemos conscientemente.

11) Pensamento positivo: limite as leituras negativas ou programas negativos de televisão. Leia mais histórias de sucesso, que inspirem e motivem. Pense bem das pessoas. Sua atitude para alcançar o sucesso é a melhor ferramenta.

12) Siga seu plano - é hora de ação: o sucesso requer equilíbrio. Muitas vezes a diferença entre quem sonha com o sucesso, e aqueles que o alcançam, está simplesmente na consistência de seus atos.

*Raúl Candeloro é palestrante e editor das revistas VendaMais®, Crescimento Pessoal & Motivação® e Liderança®.

Nenhum comentário: