terça-feira, 7 de dezembro de 2010

COMO SER UM LÍDER DE SUCESSO.

Aprendendo a usar as ferramentas certas para conquistar as vitórias.

Como ser um líder de sucesso.
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Segredo está na assertividade:

Mas o que é assertividade?


* Defender seus direitos de forma a não violar os direitos das outras pessoas.


* Expressar suas necessidades, desejos, opiniões, sentimentos e crenças de maneira direta, honesta e apropriada.


* Declarar com firmeza, confirmar, afirmar, tornar firme, fazer asserção.


* A postura assertiva é uma virtude e se mantém no meio termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão) e outro por falta(submissão).


* A Técnica assertiva aposta na mudança de comportamento PASSIVO ou AGRESSIVO para um comportamento MADURO E HONESTO.


* Uma pessoa assertiva vence pela influencia e negociação oferecendo ao outro a opção pela cooperação. Não oferece retaliações e estimula a comunicação de mão dupla, quando todos interagem e colocam seus pontos de vista.


* Sabe dizer SIM e NÃO quando preciso.

A pessoa assertiva tem:


AUTO-ESTIMA
origina-se da idéia que tem de si mesmo, depende da aceitação da confiança e do respeito que tem de si mesmo.


DETERMINAÇÃO
è uma energia que o impulsiona pra frente, a não desistir, a ter foco e clareza e sabe onde quer chegar.


EMPATIA
Coloca-se no lugar do outro, analisando vendo, sentindo e entendendo a mesma coisa que seu opositor.


ADAPTALIDADE
Adéqua seu estilo de comunicação independente de idade, nivel cultural ou racial.


AUTOCONTROLE
usa da racionalidade para gerenciar emoções, não perdendo o controle da situação

TOLERÂNCIA À FRUSTRAÇÃO
aceita que não se pode ouvir somente os SIMS , porque também existe os NÃOS, que são pertinentes e justos. Significa aceitar a diversidades humanas.

SOCIABILIDADE
É gostar de estar com pessoas, de se preocupar com o bem estar do outro, trata os outros com naturalidade e sem idéias preconceituosas.


A pessoa assertiva cria em si mesmo ideais:


AFIRMAR>
Deixa claro seus pontos de vista


PERSUADIR>
usa fatos, lógicas e razões para expressar suas opiniões enfatizando seus pontos fortes, antecipando objeções e qualquer ponto fraco e apela para razão.


CONSTRUIR PONTES
Extrai os pontos de vista do oponente demonstra que o entende e dá créditos a seus argumentos elogiando as boas respostas e dá sugestões delas unindo as suas.


ATRAIR
transmite seu entusiasmo por suas ideais faz as pessoas sentirem que participaram de um grande projeto que acaba de ser discutido.

Geralmente as pessoas que são assertivas:

A) São breves e diretas.

B) Fala por si mesmo

C) Seu ponto de vista é muito importante.

D) Distingue entre fatos e opiniões.

E) Tem a consciência que as pessoas têm pontos de vista diferentes das outras.

F) Se expressa de forma educada mas firme.

G) Solicita o mesmo tratamento que o seu, pois você também quer ser bem tratado.


COMO LIDAR COM PESSOAS AGRESSIVAS ?


1) Peça calmamente informações a respeito do que o está incomodando.


2) Declare claramente, e calmamente o que você acha da posição que foi por ele colocada.


3) Coloque-se no lugar dele, deixando claro que compreende seu ponto de vista, mas que voce entende que existe uma discordância naquilo em que ele acredita com o que voce percebeu e que de fato está acontecendo.


4) Se por um acaso a pessoa distratou e chegou a usar algum insulto por palavras, expresse sua indignação e peça o mesmo respeito a qual voce está dispensando a ela.


5) Se por uma acaso não chegar a um consenso peça para encerrar ali e voltar o assunto quando essa pessoa estiver em condições.

Sou o Jonas Duarte
Gerente de vendas
Um abraço e até mais...

Fonte: http://www.administradores.com.br

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