quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

COM DEGRAUS, CAMARA COMEMORA " O DIA DA ACESSIBILIDADE.

Com degraus, Câmara comemora 'Dia da acessibilidade'
MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA
A Câmara dos Deputados promoveu na tarde desta quarta-feira (1º) o Dia da Acessibilidade, com lançamento de medidas para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, daqui a dois dias.
Segundo a assessoria da Casa, diversos produtos para a acessibilidade foram lançados, como a adaptação e reforma do Plenário 1 das Comissões e a compra de ônibus apto a transportar pessoas com deficiência da Câmara à Rodoviária.
Alguns equipamentos que já foram adquiridos pela Casa em agosto, como triciclos motorizados, também entraram no rol de novidades.
A Folha mostrou no mês passado que o acesso de cadeirantes ao plenário e a outros pontos da Câmara é difícil.
No ano que vem, a Casa contará com três deputados cadeirantes. São eles Mara Gabrilli (PSDB-SP), Rosinha da Adefal (PT do B-AL) e Walter Tosta (PMN-MG).
Sem uma reforma, eles não poderão subir à tribuna para discursar e nem integrar a Mesa Diretora. Cinco degraus os separam da tribuna, outros quatro os levariam à Mesa.
O diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, disse hoje que a Casa já está estudando propostas para dar mais acessibilidade aos novos deputados. "Estamos trabalhando para trazer melhorias o mais rápido possível", disse.
Sampaio explica ainda que um projeto para construir uma rampa no plenário já está elaborado desde 2006.
Ligado a questões da acessibilidade, o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG) afirmou à Folha que essa "obra emblemática" foi recém - autorizada e será entregue em 2011, atendendo a solicitações de parlamentares cadeirantes.
Ainda assim, os deputados terão dificuldades para freqüentar outros prédios públicos federais, como o Senado, o Palácio do Planalto, o STF (Supremo Tribunal Federal) e o MEC (Ministério da Educação), todos visitados pela Folha neste mês.
Dos 432 apartamentos funcionais reservados a deputados, 144 passam por obras para se ajustar às necessidades de pessoas com deficiência, segundo a assessoria da Casa.
No encontro, o presidente da Câmara e vice eleito, Michel Temer (representado pelo primeiro-secretário, Rafael Guerra), e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, assinaram um acordo de cooperação para a implementação de ações pró-acessibilidade.

Nenhum comentário: