segunda-feira, 4 de abril de 2011

02 de Abril - Prédios e monumentos estarão iluminados em azul, pela passagem do “Dia de Conscientização do Autismo.


No dia 2 de abril, comemora-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi criada em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar a população sobre a complexidade do assunto, a necessidade de mais pesquisas e a importância da inclusão social.
Na data, vários prédios e monumentos importantes estarão iluminados em azul, cor definida para o Autismo. Entre eles, a Ponte Estaiada, o Monumento às Bandeiras, o Viaduto do Chá e a Assembléia Legislativa do Estado de SP em São Paulo; o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro – com apoio da APADE – Associação de Pais e Amigos de Portadores de Deficiência; a Torre de Televisão e o Congresso Nacional em Brasília, o Teatro Amazonas, em Manaus.
A Associação Amigos dos Autistas de Itu – AMAI atualmente atende 60 Autistas de Itu e Região, e também está engajada no movimento.

O autismo 

Autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de transtornos conhecido como transtornos globais do desenvolvimento (TGD) descrito pela primeira vez em 1943 e somente em 1993 incluído na Classificação Internacional de Doenças (CID 10) da Organização Mundial da Saúde como um transtorno invasivo do desenvolvimento. É um transtorno caracterizado por uma grave dificuldade no estabelecimento da comunicação, imaginação e na manutenção das relações sociais que inicia antes dos três anos de idade.

O autismo é uma síndrome que atinge quase dois milhões de brasileiros. No mundo há uma estimativa pela ONU - Organização das Nações Unidas - que existam 70 milhões de pessoas com autismo.

A medicina e a ciência de um modo geral sabem muito pouco sobre o autismo. Não existe um teste médico específico para o diagnóstico da doença e ele baseia-se no comportamento. Um diagnóstico precoce, detalhado e minucioso é fundamental, pois fornece informações úteis para o tratamento, identificando os pontos fortes e dificuldades específicas e em sobre quais necessidades e habilidades a intervenção deverá trabalhar.

O Autista deve ser tratado com respeito e dignidade, sendo importante permitir que sejam incluídos na sociedade e tenham mais qualidade de vida.

AMAI

A Associação Amigos dos Autistas de Itu (AMAI) é uma organização filantrópica de assistência social, que atua no atendimento e na defesa dos direitos da pessoa com deficiência, sendo reconhecida como um centro de assistência integral multiprofissional e interdisciplinar, com foco no atendimento especializado a crianças, adolescentes e adultos jovens portadores de autismo.

Oferece serviços e programas que englobam o atendimento clínico, o desenvolvimento de competências para o convívio social e a reabilitação com infra-estrutura, equipamentos e recursos humanos totalmente adaptados. Os serviços disponibilizados são: educação, terapia ocupacional, fisioterapia, hidroterapia, equoterapia, psicologia, fonoaudiologia, nutrição e serviço social.

ADET – também se confraterniza e se irmana a luta de todos os portadores de Autismo do Brasil e a a luta da AMAI.
Fonte: http://www.itu.com.br/saude

Nenhum comentário: