sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A FAMÍLIA COMO CONTEXTO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO

 A família é vista como um núcleo social responsável pela transmissão de valores, costumes e idéias que estão presentes no cotidiano da sociedade.Ela tem uma grande influência no comportamento dos indivíduos, principalmente das crianças, que aprendem formas diferentes de ser, de ver o mundo e de interagir com ele.

E é através das interações familiares que se dão às transformações na sociedade e que também influenciarão todos os membros familiares e também os diferentes ambientes que compõem os sistemas sociais, dentre eles a escola. Esta por sua vez tem uma força propulsora no desenvolvimento da pessoa. Portanto, todas as transformações sociais e tecnológicas mudam os padrões familiares e os papéis de seus membros, afetando diretamente a maneira de viver e interagir no seu dia a dia.Todas essas habilidades sociais iniciam na família e se estendem também para os outros ambientes onde a criança, o adolescente ou mesmo o adulto interage, provocando os movimentos salutares ou surgindo problemas.

A família também é responsável pela transmissão de valores afetivos e culturais de uma geração para outra. Essa transmissão possibilita o compartilhar de regras, valores e perspectivas, valorizando o potencial de cada membro familiar a viver experiências diversificadas se integrando em grupos e vivendo todas as experiências possíveis.

Fonte:

Nenhum comentário: