segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

10 DICAS PARA SER UM BOM LÍDER


Trabalhar em equipe, já é um grande desafio, para o qual nem todos estão preparados, tornar-se um bom chefe de equipe é uma meta que muito poucos conseguem atingir. Para ser um bom líder é preciso muito mais que saber dar ordens. Ser líder de um grupo de trabalho implica o desenvolvimento de muitas técnicas e capacidades não só de trabalho como pessoais, humanas e comportamentais. É preciso personalidade e capacidade de tomar decisões e saber ainda lidar com o sucesso e com o fracasso de toda uma equipe.
Em termos profissionais é muito aliciante, mas se não for trabalhada, aprimorada e executada da forma mais correta, a liderança pode ser desgastante em termos pessoais e psicológicos. A gestão de pessoas e trabalho é uma tarefa bastante exigente e obriga a que o líder seja alguém com muita capacidade de organização e gestão profissional e emocional.
Ser um líder exige de si muito da sua personalidade, daí que algumas pessoas tenham maior predisposição para liderar que outros. Leia as nossas dicas, confira as suas capacidades de liderança e utilize algumas técnicas para as aprofundar e melhorar.
Se você quer ser um líder ou melhorar as suas capacidades de liderança, tenha em conta o seguinte:

1. Ser motivado

Nenhum líder saberá conquistar e motivar uma equipe se ele próprio não for uma pessoa motivada. Um bom líder precisa ser uma pessoa motivada e enérgica, ser empreendedor e ter muita sede de conhecimento. Existem muitas formas de se auto-motivar, entre elas tem o seu objetivo, ou mesmo a motivação do grupo de trabalho. Aproveite a energia que transmitem uns aos outros ao trabalhar em equipe e transforme-a em motivação.

2. Ter objetivos

Ter objetivos e o desejo de os concretizar sem nunca cruzar os braços, será o motor de qualquer pessoa que queira ser líder. Mantenha sempre em mente os seus objetivos e faça deles a sua motivação diária, transmitindo a toda a equipa essa necessidade de atingir a sua meta. A objetividade é também importante para manter a equipe focada no essencial.

3. Saber falar

Um líder precisa saber falar. Mais do que saber o que dizer, precisa saber como dizer. Cabe ao líder saber motivar toda a equipa. A forma como você transmite o que deseja e pensa e o tom com que o faz, farão a diferença na interpretação das suas palavras por parte dos seus colegas de equipe. Se souber falar, motivar e convencer os seus colegas terá com certeza grandes aliados.

4. Saber ouvir

Para ser um bom líder, além de saber falar precisa saber ouvir. Ouvir, respeitar e analisar as opiniões de todos os membros de equipe será uma mais-valia não só para a equipe em geral como para o líder. Quando se trabalha em equipe, existe sempre a grande oportunidade de todos os membros aprenderem uns com os outros, inclusive o chefe de equipe. Saber ouvir os colegas fará de si um líder com mais conhecimento, mais respeitado e melhorará o ambiente de todo o grupo de trabalho.

 5. Ser organizado

Ter método de trabalho é importante para qualquer profissional, mas para quem lidera uma equipe a organização é ainda mais importante. Tem que ter em conta que nem toda a equipe pensa e age da mesma forma, e nem todos serão metódicos e organizados, cabe ao líder manter a organização para que possa em qualquer momento responder a qualquer solicitação ou pergunta que lhe seja feita.

6. Ser humilde

bom líderA humildade é uma qualidade única e que fazem de qualquer líder uma peça importante no seu grupo. Como já referi, trabalhar em grupo permite aprender muito com cada membro da equipe. A partilha de conhecimento é uma constante, e só aprenderá com isso o líder que for humilde, pois até o líder se deve permitir aprender. Enaltecer as capacidades dos membros da equipe e da sua prestação no trabalho, será importante para todos e mostrará que sabe reconhecer o mérito dos outros.

7. Ser esforçado

Liderar obriga a muito empenho e esforço. Ao contrário do que muitos pensam, quem mais trabalha numa equipe é o seu líder. O esforço dele terá que ser real e transmitido a todos por forma a que os objetivos sejam concretizados. Cabe ao líder saber lidar com as frustrações não só dele, mas de todos os colegas e ser uma pessoa esforçada ajuda-o a superar obstáculos.

8. Ser respeitado

Se você quer ser o líder perfeito, você tem que ganhar o respeito de toda a sua equipe. E se quer ser respeitado terá que se dar ao respeito e, claro, respeitar. Respeitar todos os seus colegas, em qualquer circunstância, tanto profissional como pessoal, farão de si uma pessoa respeitada. A sua integridade conquistará o respeito dos seus colegas. Um líder respeitado ganha a confiança do grupo, clientes, chefias e demais membros de qualquer projeto profissional.

9. Ter autoridade

Um líder tem que ter autoridade. Obviamente, não a autoridade de mandar executar por si só, mas a autoridade suficiente para conseguir manter o equilíbrio no grupo e para que a sua palavra seja sempre respeitada e seguida por todos. Será um melhor líder se tiver uma boa equipe, mas cabe a si desenvolvê-la.

10. Assumir responsabilidades

O líder é a pessoa que tem maior reconhecimento numa equipe quando tudo corre bem, mas também deverá ser ele a assumir os erros e as falhas que existirem. A responsabilidade é sua. Ser líder não é apenas organizar, mandar e gerir, é também responsabilizar-se por toda a equipe. Todas as responsabilidades serão suas e tem que ter capacidade para assumi-las, tanto sejam por proveitos como por falhas e fracassos.
Sempre que a sua liderança der proveitos, não se esqueça que eles só foram possíveis com o esforço de toda a equipe e nunca se esqueça de agradecer o empenho de cada um. A gratidão é uma qualidade que deve desenvolver e aplicar na liderança pois, além de espelhar a realidade, motiva os seus colegas e dará novo fôlego para mais trabalho e produtividade.
Se continua ainda à procura do seu emprego de sonho, não deixe de pesquisar as vagas disponíveis no nosso site www.empregosdobrasil.com.

Nenhum comentário: