segunda-feira, 26 de maio de 2014

ENSINANDO SEU FILHO SOBRE VALORES MORAIS E ÉTICOS

É importante lembrar que isso tudo não é ensinado em somente uma lição num único dia. São pedaços que vão formando o caráter ainda quando os filhos são bem pequenos.

  • Educação Moral e Cívica era uma matéria que as escolas tinham antigamente que ensinava civilidade e regras básicas para a boa convivência dos cidadãos. Hoje em dia ensinar valores morais e éticos inclui desde o respeito ao próximo e valores sociais à princípios que regerão toda uma vida.
    É importante lembrar que isso tudo não é ensinado em somente uma lição num único dia. São pedaços que vão formando o caráter ainda quando os filhos são bem pequenos.

    1. Dê um bom exemplo

    A melhor forma de ensinar valores morais e éticos é vivê-los todos os dias. As crianças aprendem melhor observando que ouvindo. Tenha certeza que seus filhos o vejam agindo de forma positiva e honesta nas situações do dia a dia. É importante ajudá-los a entender a regra de ouro, que quando tratamos os outros com respeito, recebemos o mesmo em troca.

    2. Identificando emoções

    Uma criança que entenda seus próprios sentimentos terá mais facilidade em entender os sentimentos alheios e desenvolver empatia. Moral e ética tem a ver com empatia em relação aos outros.

    3. Reforce o bom comportamento

    Crianças ficam felizes ao agradar os pais, então demonstre gratidão e aprovação quando ela agir de forma agradável.

    4. Boa comunicação

    Segundo o professor Marvin W. Berkowitz, PhD em Psicologia pela Universidade Marquette, ensinar as crianças a saber conversar, com tom de voz agradável, saber a hora de ouvir e a hora de parar, ajuda no desenvolvimento moral. Dr. Berkowitztambém diz que quando os filhos desobedecem, explicar o comportamento e ajudá-los a entender também desenvolve o julgamento moral necessário para comunicação.

    5. Pais presentes

    Crianças com autoestima balanceada, que se sentem amadas, são mais empáticas quando crescem. As que não são, ou sofrem abuso e espancamento, tendem a ser problemáticas e tratarem outros de forma desagradável.

    6. Respeito

    Todos os ensinamentos morais e éticos se resumem em mostrar respeito por outros. Ser um bom exemplo é um meio direto de ensinar respeito, mas também, tratar a criança com respeito, como ser humano e não projeto. Mostrar respeito quando se referir a outras pessoas, não chamar de nomes inadequados ou dar apelidos desagradáveis. Peça ao filho que lhe ajude com algo, não lhe dê ordens, respeite suas opiniões e deixe-o expressá-las.
    Se você buscar seu próprio crescimento todos os dias, criando hábitos saudáveis e valorizando as outras pessoas, estará sendo um exemplo de valia na criação do caráter e personalidade de seu filho, e, de quebra, instituirá valores em sua alma que jamais serão esquecidos.

Nenhum comentário: