domingo, 31 de agosto de 2014

SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, COLÉGIO NORMAL (AFOGADOS DA INGAZEIRA)

Matéria da colunista 
Thays Eduarda

Tive o prazer de fazer parte da Semana da Pessoa com Deficiência no Colégio Normal, onde houve:

  •  Coral de Libras
  • Coral de Alunos com múltiplas Deficiências
  • Palestras sobre Educação e família, inclusão, entre outros
  • Atividades de sensibilização e atividades recreativas
  • Oficina de Libras e Braille
  • Exposição de atividades e encerramento


‘’Parabenizo a Escola por um trabalho tão inclusivo, onde todos realmente estão envolvidos para mudança de olhar por estas pessoas. A Escola em si, já está bem avançada em termos de inclusão, apesar de não haver tanta acessibilidade, equipamentos e professores com formação nas múltiplas deficiências. Mais eles procuram apreender por si só para atender a todos, seja a pessoa com deficiência ou não. ’’

Diante disso tiver o prazer de palestrar algumas vezes, onde frisei bastante, que A educação inclusiva é uma ação educacional humanística, democrática, amorosa, mas não piedosa, que percebe o sujeito em sua singularidade e que tem como objetivo o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos. E muitos desconhecem o verdadeiro sentido da mesma, e acaba cometendo o mesmo erro de tempos atrás. Discriminado, marginalizando, excluído. Entre outros.

Enfim, esse novo olhar nos possibilitar ver, que as pessoas com deficiências, podem muito, muito mesmo, que nada para elas é impossível, mais é claro que tudo dentro do limite. E que sua independência só depende de lugares acessíveis e respeito do próximo. E mais, é preciso que o mundo se adeque a elas como um todo e não o contrário. E assim sendo, se você tem a sorte de ser diferente, não mude nunca. 

Nenhum comentário: