Faleceu na tarde desta terça feira 02 de Setembro, aos 45 anos, a Egipiciense Judite Ferreira (Judite da Macambira), universitária apaixonada por matemática e pelas ações da Policia Militar.
Filha de agricultores, nascida e criada no Sítio Macambira, zona rural de São José do Egito, no Sertão pernambucano, Judite Ferreira da Silva foi um exemplo de persistência e determinação. A filha de Sebastião e Josefa (falecida) era a 11ª de um total de 12 irmãos. Nasceu com uma deficiência física, assim como um de seus irmãos, que morreu antes de completar um mês de vida. A condição de saúde, que trazia algumas limitações a sua locomoção e a deixou longe da sala de aula até os 11 anos de idade, também foi motivo de preconceito.
Mas, como boa sertaneja que era, Judite não se deixou abater. Decidiu questionar a decisão cuidadosa dos pais de mantê-la em casa para evitar, no deslocamento para escola, complicações a sua saúde e conseguiu, enfim, começar a estudar. A piora no quadro de saúde tirou Judite algumas outras vezes da sala de aula, mas nunca em definitivo. Ao concluir o ensino fundamental, a sertaneja de São José do Egito partiu para realizar um novo sonho. Apaixonada por matemática, decidiu fazer licenciatura na área. Judite é medalhista de bronze e três vezes menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Por motivos pessoais, precisou interromper a faculdade em 2014, quando cursava o 6º período. Mas voltou a estudar em 2015, optando pelo curso técnico em Administração da EAD Pernambuco da Secretaria de Educação. Ao longo de um ano e meio, a filha de Sebastião e Josefa, venceu todos os desafios que surgiram até a conclusão do curso em outubro de 2016, inclusive, o deslocamento até a Escola Técnica Estadual (ETE) Professora Célia Siqueira, onde funciona o polo.
Ela também estudou em uma Faculdade de Patos, na Paraíba. Todos os dias andava até 12 Km em uma Biz até a Rodovia Estadual PE 320, em Riacho do Meio para pegar o transporte e se deslocar até a cidade paraibana para estudar.
Em Setembro do ano de 2015, a exatamente 10 anos, o Blogueiro Cauê Rodrigues, de Carnaíba e sua equipes fizeram uma visita a universitária. Em sua rede social ela registrou a visita da equipe;
“… E falar em amigos, enquanto eu cuidava de uns afazeres no quintal a minha irmã, Aparecida preparou o almoço com a galinha de capoeira para mais visitantes, dessa vez para uns amigos Carnaibanos: o meu amigo Severino Trezena e Cauê Rodrigues, depois de tanta promessa de vir conhecer aqui em casa, no sítio Macambira, zona rural de São José do Egito-PE, chegaram em pleno feriado de 7 de setembro, parecia que vinham de jegue por ter demorado tanto, quase que não ia ser mais hora de almoço, mais sim de janta… Apresentei o meu quarto, os meus jogos Matemático, tanto Severino, Cauê e os dois rapazes (Yuri Emanuel e Serginho Cruz), não conseguiram resolver o meu joguinho: o Desafio do Tamaquinho… Eles conheceram a horta, conversaram alguns assuntos e conheceu o truco da corda com o meu pai, fui apresentar e explicar, parte do aviário dos 18 mil pintinhos alojados nas granjas dos meus 3 irmãos: Aparecida, Angelita e Marcos pela empresa NATTO, através do sistema de INTEGRAÇÃO, onde os pintinhos chega nas granjas integradas, com um dia de vida e passa um período de crescimento até ficarem prontos para o abate em média de 42 a 45 dias. A Notaro Alimentos fornece aos integrados, orientações técnicas, veterinárias, além das rações e vacinas… Comeram doce, sorvete e Severino a moda dele do café com água… E enfim, agradeço a todos pela visita aqui em casa, foi um prazer receber vocês, onde tive a oportunidade de apresentar a minha família a conhecer vocês e vice versa… “
O sepultamento de Judite acontece nesta quarta feira 03, às 16:00 horas no Cemitério Público do Povoado do Riacho do Meio, em São José do Egito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário