Segundo a pesquisa Digital in 2016, da We Are Social,
realizada ao longo do último trimestre de 2015, temos hoje no Brasil uma média
de 45% da população ativa em redes sociais de todos os tipos.
De janeiro de 2015 para cá tivemos um
aumento de 13% de usuários de redes sociais conectados via mobile. Considerando
a popularização do acesso ao aparelho celular (91% da população adulta do
Brasil já tem um!), é natural esperarmos que esse número cresça de maneira
vertiginosa nos próximos anos, deixando claro que esse é nicho interessante de
se investir.
Já os dados da Pesquisa
Brasileira de Mídia 2015, da Secretaria de Comunicação Social da
Presidência da República, mostram que 65% dos jovens entrevistados, com até 25
anos, acessam internet todos os dias aqui no país. E esse número só continua
crescendo. 67% desses jovens afirmaram também que o uso é principalmente
destinado à diversão e à busca de notícias que, sabemos bem, vem ganhando cada
vez mais espaço dentro das próprias redes sociais.
Mas, quais são as redes sociais mais
usadas no Brasil? Confira a lista das 11 mais acessadas a seguir!
11. Pinterest
Fundada em 2010, o Pinterest é uma
rede social usada para o compartilhamento de imagens de qualquer tipo. O
usuário pode favoritar o conteúdo e criar pastas compartilháveis que, hoje em
dia, são muitíssimo populares nos segmentos de moda, maquiagem, artesanato e
decoração.
A rede tem mais de 70 milhões de
users cadastrados, com cerca de 80% de mulheres como usuárias ativas. No
Brasil, temos apenas 8% da população utilizando essa rede social, 2% a mais que
no ano passado. Mas, não se desanime! Com a adição de novos recursos para
compra e uso promocional da rede, é bem possível que ela continue a crescer no
país.
10. Snapchat
O Snapchat tem se tornado o queridinho de muitos usuários aqui no
país. Depois que figuras públicas, como o Padre Fábio de Melo, começaram a dar
destaque para a rede, ela foi se tornando cada vez mais popular entre usuários
de redes como o Twitter e Instagram.
Infelizmente os números totais não
são tão altos, deixando apenas 9% da população brasileira, no último trimestre
de 2015, como ativa nessa rede.
Em dados globais, o uso do Snapchat
já ultrapassou redes sociais bem estabelecidas como o Tumblr e até mesmo o
Twitter, e provavelmente não deve parar por aí. Ser a terceira
rede social mais popular do mundo, entre millenials, é um título
para poucos.
As empresas começaram também a aderir
a rede social, visando atingir esse público que começa a ter o poder de compra
agora e que parece ficar de fora de táticas de email marketing.
Segundo a Content
Trends 2016, cerca de 6,1% das marcas brasileiras começaram a aderir
à tendência mundial e utilizar o Snapchat em sua estratégia de marketing
digital, sendo que esse número era inexistente na edição 2015 da pesquisa.
9. LinkedIn
Essa rede social do mundo corporativo
tem uma média de 25 milhões de usuários ativos no Brasil, ficando atrás apenas
da Índia e dos Estados Unidos (que hoje têm 128 milhões de usuários) segundo
dados do Statista.
A rede social também está crescendo
no país, com uma diferença de 2% a mais de usuários se comparado ao ano
passado, adotando um papel estratégico na captação de talentos e divulgação de vagas e conteúdo relevante de
empresas de vários segmentos.
8. Twitter
A rede social para microblogs teve um
boom repentino no país, mas, de 2013 para cá, caiu cerca de 63% no volume de
usuários ativos, segundo dados do
Statista. E, apesar de figurar entre uma das redes sociais mais
populares do mundo, aqui no Brasil ele fica apenas em 8° lugar.
Ao redor do mundo, são mais de 310
milhões de usuários únicos, sendo que 83% dos líderes políticos mundiais já
estão presentes na rede com contas ativas.
O Twitter ainda é
fundamental para boa parte das ações de marketing online e, quando bem usada, pode trazer resultados de engajamento
indispensáveis para campanhas de relacionamento.
Apesar disso, tem perdido adesão
entre as empresas, caindo do 2° lugar das redes sociais mais usadas pelas
empresas e indo para o 5º, com 40% de adesão, segundo a Content
Trends 2016.
7. Skype
Lançado em 2003, o Skype é um dos
programas de troca de mensagens por voz (e vídeo) mais difundidos na atualidade
e, apesar da contínua emergência de novas redes para comunicação em tempo real
(como o Hangout do Google, um de seus maiores concorrentes), ele ainda continua
bem estabelecido no mercado.
Ao redor do mundo são, pelo menos,
300 milhões de usuários ativos. Já no Brasil ele é usado por uma média de 15%
da população, não se restringindo ao uso doméstico, mas, principalmente, por
empresas de todos os portes.
6. Google+
Lançada em junho de 2011, essa rede
social tem hoje uma média de 6% dos usuários totais sendo brasileiros. Apesar
do número parecer pequeno, ele fica atrás apenas dos indianos (18% dos
usuários) e dos estadunidenses (55%).
A rede
social ainda não chegou a
engatar aqui no país, apesar de já ter passado por uma série de mudanças que
hoje permitem a sua integração com os outros serviços do Google. A posição na
pesquisa é privilegiada, principalmente, por conta da quantidade de contas que
são automaticamente criadas com a geração de novos e-mails e perfis no Gmail.
Mas isso não significa que ela esteja deserta. Alguns segmentos são mais populares
dentro do Google Plus+, como é o caso da engenharia nos Estados Unidos. A chave
é procurar uma comunidade de seu interesse que esteja ativa, e daí em diante
montar o seu círculo de amizade focado nos usuários participantes.
5. Instagram
Com a possibilidade de se montar
anúncios no Instagram, essa rede
social logo se tornou a queridinha dos publicitários. Com um modelo simples,
que atende desde usuários iniciantes, até os mais experientes, ela já conta com
mais de 300 milhões de usuários ativos diariamente.
Os brasileiros já são responsáveis por
6.55% do tráfego
total da rede, ficando atrás dos russos (7.65%) e, claro,
estadunidenses (19.97%). O Instagram hoje é fundamental em toda boa estratégia
de marketing com foco na gestão de comunidade e em busca de engajamento por
parte de seu público.
As marcas estão antenadas a essa
tendência: segundo a Content
Trends 2016, a rede social que apresentou maior crescimento em
adesão pelas empresas foi o Instagram, passando de 42% de adoção para 47,9% e
se tornando a segunda colocada em preferência pelas marcas no Brasil.
4. Youtube
O fenômeno dos Youtubers no Brasil
embarcou no crescimento da rede nos últimos anos e, hoje, ela já é a quarta
mais acessada do país, passando por constantes atualizações de recursos. Se
desconsiderarmos os apps de troca de mensagens, o Youtube pode sim ser
considerada a segunda maior rede social acessada no país, com uma média de 21%
da população ativa diariamente.
Contas populares como o Portas dos
Fundos têm uma média de 12 milhões de usuários inscritos, deixando claro que há
a possibilidade de investirmos em estratégias de marketing no
Youtube, afinal de contas, público não vai faltar.
A escolha pelo YouTube também cresceu
entre as empresas em relação a 2015 e, atualmente, é a 3ª mais utilizada
(42,4%), segundo a Content
Trends 2016.
3. Messenger
Desde que o Messenger tornou-se um
app separado do Facebook, e o seu download começou a se tornar obrigatório para
usuários da rede social por smartphones, ele rapidamente subiu na lista dos
aplicativos mais baixados.
Na lista oficial da Play Store,
o Messenger perde apenas para o Whatsapp como aplicativo mais procurado no
Android. Uma de suas vantagens é a possibilidade de uso no desktop, além da
desassociação da linha do tempo de sua conta no Facebook, que impede distrações
e torna o app bem mais estratégico.
2. Whatsapp
A movimentação causada para cada
bloqueio que o Whatsapp sofre no Brasil é suficiente para atestar sua
importância hoje, no mundo das redes sociais. Não só isso, a presença de
membros, que comumente não estão conectados ativamente nas redes sociais (como
nossa família), é outro fator que pode provar, com louvor, o sucesso da
ferramenta social.
No país, ele não serve apenas para
lazer ou conversação casual.O Whatsapp vem se tornando, cada vez mais, uma
ferramenta de trabalho para os mais diversos segmentos, e não é surpresa que
quase 30% da população já o utilize diariamente, estando presente em
aproximadamente 70% dos celulares do país, segundo pesquisa da Nielsen do ano
passado.
1. Facebook
O Facebook conquistou o posto de rede
social mais popular do mundo em meados de 2008, substituindo, três anos depois,
um dos grandes fenômenos das redes sociais no Brasil: O Orkut.
Ainda hoje, não é surpresa que a rede
esteja em primeiro lugar no país. O Brasil é o terceiro país mais ativo no
Facebook, perdendo apenas para os EUA e a Índia. Ao todo, são 103 milhões de
usuários por aqui, sendo 54% do público feminino.
Graças à volumosa adesão de usuários
a esta rede social, o conceito de viralização de conteúdo, em que o
compartilhamento entre as pessoas vai aumentando em cadeia, vem se tornando
cada vez mais comum em todas as relações online que funcionem dentro da lógica
de rede social.
Assim, o Facebook
tem praticamente ditado as regras de comportamento em redes sociais,
principalmente quando se diz respeito aos perfis corporativos, que já adotam
estratégias de marketing específicas para o aumento de visualizações.
O uso de redes sociais no mundo é uma
questão que está em constante evolução, e bem sabemos como o curto espaço de
alguns meses, às vezes, é o suficiente para virar esse cenário de cabeça para
baixo.
Por isso, é fundamental acompanhar as
mudanças de apropriação das redes. E não tem jeito melhor de fazer isso do que,
simplesmente, usando-as.
Encontrou alguma rede nova na lista?
Então não perca tempo e vá lá criar a sua conta! Aproveita e dê uma olhadinha
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