
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) vai capacitar 178 profissionais de Educação Física para oferecer atividades de esporte adaptado em escolas estaduais de São Paulo. A formação será realizada de 19 a 23 de janeiro no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e terá como público 150 professores e 28 supervisores que participam do projeto.
O objetivo é que a partir de fevereiro, com o início do ano letivo de 2026, 75 escolas estaduais de 62 municípios paulistas ofereçam atividades esportivas para alunos com deficiência. A ação é resultado da parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, por meio do projeto Escolas Mais Inclusiva, que busca criar unidades de referência no atendimento a alunos com deficiência a partir da ampliação de investimentos e da adoção de novas práticas que podem posteriormente ser ampliadas para toda a rede.
As atividades oferecidas a partir da iniciativa são extracurriculares e não substituem as aulas de Educação Física previstas na grade curricular.
O projeto foi lançado em 2025, com a participação de dez escolas e 210 alunos atendidos.
Durante a capacitação da próxima semana, os professores terão acesso a conteúdos que apoiarão seu trabalho nas escolas, incluindo instruções para uso de ferramentas de gestão utilizadas no projeto, informações sobre o desenvolvimento motor de pessoas com diferentes deficiências, Classificação Esportiva Paralímpica e vivências das modalidades badminton, bocha, futebol de cegos, goalball, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas, paraesgrima e atletismo.
Além disso, haverá troca de experiências entre os professores e supervisores que estão no projeto desde o ano passado e os novos integrantes da iniciativa e também depoimentos de representantes das escolas que receberam o projeto no ano passado.
Na segunda-feira, 12, o CPB realizou o acolhimento online de 130 profissionais que foram contratados pela entidade para integrar o projeto a partir deste ano. Eles também farão sua preparação por meio da plataforma de cursos do CPB, Educação Paralímpica, durante esta semana.
A atuação do CPB no Escola Mais Inclusiva está dividida em três pilares: a promoção da prática regular de atividades esportivas supervisionadas; identificação e direcionamento de alunos com deficiência interesse para espaços que promovam seu desenvolvimento no esporte para além da escola; e a capacitação de professores da rede estadual de ensino do estado de São Paulo para promover e lidar com o esporte de forma inclusiva, etapa que deverá ser realizada posteriormente.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Fonte https://cpb.org.br/noticias/cpb-capacita-professores-para-levar-esporte-adaptado-a-75-escolas-estaduais/
Postado Pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário