quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Gravataí será em agosto

logotipo da conferência - Arte: Secom/PMG

23/07/2010
População está convidada a contribuir para os debates sobre o tema


A Prefeitura de Gravataí, através da Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (APPPD) e em parceria com o Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência, realiza em agosto a Terceira Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O tema central de debate é ‘Inclusão com qualidade de vida’, que permite a abordagem dos eixos temáticos de Educação, Saúde, Trabalho e assistência social e Esporte, turismo e lazer.

Em datas anteriores ao evento, a Assessoria promove quatro pré-conferências nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

O primeiro ocorre no Centro do Barro Vermelho, no dia 28 de julho, às 9h30. O segundo, será no CRAS Centro, no dia três de agosto, a partir das 15h30. No dia quatro de agosto, serão realizadas as pré-conferências nos CRAS Cohab's, às 9h, e Barnabé, a partir das 13h30.

A assessora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Míriam Barbosa, justifica a importância dessa medida: “Queremos divulgar o encontro para as pessoas com deficiência, usuárias dos Centros que, às vezes, não têm conhecimento sobre a possibilidade de opinar sobre suas demandas”. Escolas municipais e postos de saúde e entidades também serão convocados para fazer parte das discussões na Conferência.

Míriam Barbosa destaca ainda que toda a atual gestão municipal tem como objetivo ouvir a comunidade e saber de suas necessidades. Por isso, é fundamental que pessoas com deficiência, entidades e envolvidos com a causa aproveitem a oportunidade para participar da elaboração das propostas políticas referentes ao tema. Essas propostas serão formuladas dentro de cada um dos quatro grupos temáticos da Conferência. Depois, redigidas em texto único que será base para as diretrizes do próprio Município e que será encaminhado à Terceira Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficência, que ocorre nos dias 13 e 14 de setembro.

A Segunda Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ocorreu em 2008 e aprovou diversas resoluções de viabilização da acessibilidade das pessoas com deficiência. Gravataí também promoveu uma avanço importante ao determinar monitores para os estudantes com deficiência matriculads nas escolas do Município.

A Conferência Municipal tem como propósito organizar as políticas públicas executadas na área até 2012, quando ocorre a próxima edição do encontro. Na data, ainda acontecem eleições para os 14 delegados que representarão Gravataí na Conferência Estadual.

O evento ocorre no dia 11 de agosto (quarta-feira), das 8h30 às 17h, na Facensa (José Loureiro da Silva, 1991, Centro) e é aberto à população. Mais informações podem ser solicitadas através da assessoria, pelo telefone 4001-3715.

Confira o cronograma da Conferência
:
8h30 – Credenciamento

9h – Abertura oficial

9h30 – Palestrantes
Humberto Lippo Pinheiro – Sociólogo e professor da Ulbra/Canoas;
Aurelise Braun – Pedagoga, Orientadora educacional, especialista em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas, Instrutora da AGAS;
Carmen Bez Batti – Nutricionista, especialista em Humanização da Atenção e Gestão do SUS, representante Municipal do Comitê Regional de Humanização.

12h – Intervalo para almoço

13h30 – Grupos de trabalho

15h – Apresentação dos grupos

15h30 – Votação das propostas

16h30 – Escolha de delegados

17h - Encerramento

Redação
Fones: (51) 4001 3271 - 4001 3272 - 4001 3267


Fonte: Prefeitura de Gravataí


Nenhum comentário: