segunda-feira, 14 de maio de 2012

COMO CONSEGUIR REMÉDIOS GRATUITOS PARA DIABETES

407365 pill Como conseguir remédios gratuitos para diabetes
É possível obter gratuitamente medicamentos para diabetes.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, em torno de 171 milhões de pessoas são portadores do diabetes em todo o mundo. A doença é um problema de ordem metabólica que possui como principal característica o aumento anormal do açúcar (glicose) no sangue.
Por ser uma desordem crônica, os gastos com medicamentos ao longo do tempo somam uma quantia significante no orçamento de qualquer família. Por isso, é importante conhecer como conseguir medicamentos gratuitos através do programa nacional do SUS (Sistema Único de Saúde).

O programa já possui um ano de existência

No dia 14 de Fevereiro de 2011, a presidente da república, Dilma Rousseff, e ministro da saúde, Alexandre Padilha, anunciaram que os remédios para diabetes seriam oferecidos gratuitamente através de um novo programa do SUS, chamado “Aqui tem farmácia popular”. Assim, desde esse dia o programa encontra-se ativo e com grande índice de sucesso e gratidão pela população. Muitas pessoas que tinham dificuldades de comprar os medicamentos começaram a tê-los gratuitamente, melhorando a qualidade de vida dos portadores dessa doença.
407365 Diabetes2 Como conseguir remédios gratuitos para diabetes
O diabetes é uma doença crônica, ou seja, necessita de tratamento por toda a vida.

Entendendo o programa

O programa é relativamente simples. Qualquer pessoa tem o direito de receber os remédios gratuitamente. Basta apresentar a receita médica em alguma farmácia conveniada ao programa. Receitas da rede pública ou mesmo particular de saúde são aceitas. É importante saber que é necessário apresentar alguns documentos na hora da retirada do medicamento, como:
  • CPF (cadastro de pessoa física);
  • Documento com foto.
Em todo o Brasil, segundo o governo, 15 mil estabelecimentos fazem parte do programa de farmácias populares. Esse é um número muito bom de farmácias, sendo uma vantagem para os portadores de diabetes. Estima-se que, por mês, o programa atenda 1,3 milhão de pessoas, dos quais cerca de 300 mil são diabéticos.

Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1000

Nenhum comentário: