domingo, 12 de agosto de 2012

O QUE COMER APÓS A CIRURGIA DE VESÍCULA BILIAR

 

A vesícula biliar é um órgão em forma de pêra localizado ao lado direito do fígado. O órgão armazena bile, ajuda a digerir e transferências de gordura do intestino para o corpo. Uma vez que a vesícula biliar é removida, bile vai direto para o intestino para desempenhar a sua função. Cirurgia de vesícula biliar é realizada através de um procedimento médico chamado de uma Colecistectomia laparoscópica. Uma dieta adequada após a cirurgia de vesícula biliar é crucial para a recuperação. Comer várias pequenas refeições por dia composta por alimentos recomendados e evitando alimentos específicos irão beneficiar o individual se recuperando de uma cirurgia de vesícula biliar.

Alimentos a evitar

Alimentos que são ricos em gordura e picante colocar uma carga em seu trato digestivo. Estes alimentos devem ser evitados inteiramente após a cirurgia da vesícula biliar. Alimentos a evitar incluem alimentos com gorduras saturadas, alimentos fritos, lacticínios, ovos, carnes de órgãos, carne de porco, carne vermelha, bacon, salsichas, as carnes gordas, vegetais hidrogenados óleos, margarina, toranja, trigo, mal, repolho, couve-flor, rabanetes, chocolate, sorvete, cookies e bolos. Evite todas as bebidas de cafeína e álcool. Vitaminas solúveis devem ser evitadas porque eles são difíceis de digerir após a cirurgia da vesícula biliar. Para digerir esses tipos de alimentos requer mais bile. Uma vez que a vesícula biliar foi removida, o corpo não pode fornecer a quantidade correta de bile.

Alimentos recomendados

Frutas, legumes e cereais integrais são recomendados para comer após a cirurgia da vesícula biliar. Boas escolhas para incluir em sua dieta são bagas, maçãs, uvas, banana, tomates, melancia, pêssegos, abacate, alho fresco, cebolas, cenouras, feijão verde, beterraba e brócolis. Sucos como suco de vegetal, uva e sucos de maçã também são boas escolhas. Fibra boas escolhas são alface, grãos e mais ricos em vitamina frutas e legumes. Cereais integrais incluem farinha de aveia, Fubá todo, trigo de bolacha, que trigo e arroz integral. Estas ajudará a evitar a prisão de ventre e promover a recuperação da cirurgia.

Benefícios

Os benefícios de comer corretamente após uma cirurgia de vesícula biliar incluem uma redução nos efeitos colaterais dolorosos e desconforto físico. Diarréia pode ser um problema contínuo após a cirurgia da vesícula biliar se uma dieta adequada não é mantida. Inicialmente após a cirurgia, os maioria dos benefícios serão recebidos por comer só alimentos como iogurte, sopa e legumes opn. Beber bastante líquido também irá ajudar a evitar inchaço e gases, que é comum após a cirurgia da vesícula biliar. Você se beneficiará com uma análise de fezes realizada para determinar se você está comendo corretamente, se o seu aparelho digestivo está funcionando corretamente e se você vai precisar ingerir suplementos adicionais para ajudar seu corpo a permanecer saudável após sua cirurgia da vesícula biliar. 

79 comentários:

Anônimo disse...

muito obrigada vcs me ajudaram muito beijos

Neuma dos Santos disse...

Orientação muito boa! Muito obrigada.

Juscelino Bonfim disse...

Ótimo.Posso tomar cerveja apos alguns dias

Juscelino Bonfim disse...

Posso tomar cerveja depois de muito tempo feita?

Juscelino Bonfim disse...

Posso tomar cerveja depois de muito tempo feita?

Anônimo disse...

Gostei, não parece muito complicado. Tirei algumas dúvidas. Valeu amigos.

Lorrane disse...

Excelente! Obrigada!

Franciane Ferreira disse...

Muito bom...

Cristiane Onça Gomes disse...

a manga traz algum problema para quem se encontra em recuperação?





Juscelino Bonfim disse...

Ainda não obitive a resposta completa, faço 04 meses que retirei a versícula, gostaria de saber se a cerveja faz mal?

Anônimo disse...

Agradeço as dicas todas, excelente.
Apôs retirar a vesicula, a partir de quando voltarei a fazer exercício fisíco? E que tipo de exercício posso fazer?

Anônimo disse...

Quero saber se posso comer feijao (sem carnes salgadas)????

Anônimo disse...

Acho que nao eh muito recomendado nao... Pode fazer mal pro teu figado

Anônimo disse...

Nao sei te dizer muito pq so tenho 5 dias de operada..

Anônimo disse...

Enfim....... não se pode comer nem beber NADA!!!!!! Essa é a verdade......depois de quase seis meses da cirurgia, td me enjooa!!!!

Anônimo disse...

Olha, bem não faz, mas mal tb não, depois de um mês meu medico liberou pra tomar bem pouco, socialmente, só que comecei a abusar na cerveja e comida e como eu tinha antes a esteatose (gordura no figado) hoje com 6 meses da cururgia estou sentindo as consequencias e vou ter q fazer uma dieta séria de bebida e comida pq a taxa no exame de sangue indica aumento da gordura e ando super enjoada com dor de cabeça, etc e perdi ate o apetite.... tantovora cerveja como pra beliscos.....

Anônimo disse...

O melhor a fazer é se consultar com uma nutricionista, porque remédio não irá ajudar em nada pelo contrário, ele irá piorar a situação por conta do fígado. Eu retirei a vesícula em 2009 e vinha sofrendo muito, até que procurei muito sobre o assunto e decidi que a melhor solução seria procurar uma nutricionista. Vai fazer um mês que fui à primeira consulta e já senti uma melhora bem significativa, só não foi melhor porque não consegui seguir a dieta 100%, mas do que eu estava já melhorei muito.
Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

Muito obrigada pelas orientações, pois fiz a cirurgia de vesícula a uma semana e acho que não estava me alimentando corretamente. Agora vou seguir as orientações de alimentação correta.

Unknown disse...

Goatei ainda tenho algumas duvidas, ta bom de inicio

Rafaela Pereira Mendes Leal disse...

Depois de quanto tempo a gente pode levar uma alimentação normal depois da cirurgia???(sem abusar) Pois sinto vontade de comer tantas coisas mais morro de medo de prejudicar minha saúde novamente!
Aguardando a resposta!!!

vander facig disse...

Alguém sabe me dizer se posso comer salada de frutas com leite condensando?fiz a cer
ugia a 5dias.desde já obrigada

Leandro Santos disse...

Minha pergunta é a mesma da nossa amiga Rafaela Pereira Mendes Leal depois de quanto tempo podemos voltar nossa alimentação normal desde já agradeço obrigado.

Anônimo disse...

eu comecei a me alimentar direito depois dos 3meses

Anônimo disse...

mais beber cerveja so depois de 6 meses e com cautela ok.

jose carlos fernandes neto Fernandes disse...

MAIS SÓ RETIREI AS PEDRAS E NÃO A VESÍCULA MESMO ASSIM COMO FICA A ALIMENTAÇÃO

Anônimo disse...

meu filho fez essa cirurgia quarta feira passada, me ajudou mt essa dieta, obrigado.

meyre disse...

Faz nada meu sobrinho bebeu cm um meis

meyre disse...

So cm 60 dias

Unknown disse...

Nossa muitas dicas boas.quem já bebeu antes de seis meses e não passou mal.será que vou poder voltar a tomar cerveja?

Iranice dias Da Silva Nice disse...

Nossa muitas dicas boas.quem já bebeu antes de seis meses e não passou mal.será que vou poder voltar a tomar cerveja?

Iranice dias Da Silva Nice disse...

Nossa muitas dicas boas.quem já bebeu antes de seis meses e não passou mal.será que vou poder voltar a tomar cerveja?

Unknown disse...

Vc q pensa q tirou as pedras ,fazem muitos anos q eles operam retirando a vesícula justamente pra pedra não voltar ,eu operei em dezembro de 2014 e como de tudo e nada me ofende... mas como pouco ,só manero nas frituras e gorduras

Marcia Cabeleireira disse...

Eu tbm gostaria de saber se posso comer todo tipo de fruta ,as com caroço e as com casca ?,me opererei em dezembro de 2014, Eu como de tudo mas nada me encomoda, Eu queria saber se realmente eu posso comer de tudo ou minha vida tem q mudar mesmo?obg ,aguado resposta

Unknown disse...

Essa dieta é pra vida toda?

Anônimo disse...

Vai fazer 30dias sexta e quero saber se posso comer uma mortadela de frango e feijao carioca

Pamela disse...

Estou com dez dias que fiz uma cirurgiã da vesícula posso chupar tangerina?

Pamela disse...

Estou com dez dias que fiz uma cirurgiã da vesícula posso chupar tangerina?

Anônimo disse...

com quanto tempo de cirurgia pode comer normal ?

Zuleide Alves disse...

Eu fiz a minha cirurgia dia 4 desse mês e eu evitei comer carnes vermelha e apostei numa sopa de legumes com frango batido no liquidificador, vitamina de abacate com banana, suco detox que é feita com couve,cenoura,maçã, abacaxi,laranja. E torradas integral café com leite desnatado,muito mamão pra soltar o intestino,suco de mangá com banana, e cereal nesfit da Nestlé que vem com frutas desendratada. Chá de erva cidreira camomila e erva doce. Nada de chá mate. Com isso minha recuperar ação está sendo perfeita. E claro tomando os medicamentos recomendado pelo médico na hora certa e repouso para que os sinais da cirurgia fique bem sarado com mais rapidez. E assim VC possa levar a sua vida normal o mais breve possível. Iogute desnatado com frutas ou cereais e mais indicado que o leite condesado. Comida normal com cautela só depois dos três meses. Depende da cada organismo. Agora o que o meu médico mais me indicou é lavar bem o lugar da cirurgia com água e sabão e evitar comida gordurosa mais VC pode usar o Azeite para temperar a comida, mas não muito. Fica a dica

Zuleide Alves disse...

Eu fiz a minha cirurgia dia 4 desse mês e eu evitei comer carnes vermelha e apostei numa sopa de legumes com frango batido no liquidificador, vitamina de abacate com banana, suco detox que é feita com couve,cenoura,maçã, abacaxi,laranja. E torradas integral café com leite desnatado,muito mamão pra soltar o intestino,suco de mangá com banana, e cereal nesfit da Nestlé que vem com frutas desendratada. Chá de erva cidreira camomila e erva doce. Nada de chá mate. Com isso minha recuperar ação está sendo perfeita. E claro tomando os medicamentos recomendado pelo médico na hora certa e repouso para que os sinais da cirurgia fique bem sarado com mais rapidez. E assim VC possa levar a sua vida normal o mais breve possível. Iogute desnatado com frutas ou cereais e mais indicado que o leite condesado. Comida normal com cautela só depois dos três meses. Depende da cada organismo. Agora o que o meu médico mais me indicou é lavar bem o lugar da cirurgia com água e sabão e evitar comida gordurosa mais VC pode usar o Azeite para temperar a comida, mas não muito. Fica a dica

Adiliosantos Santos disse...

Oi fiz no dia 3 d novenbro essas dicas foi muito valiosa. Bjos

Adiliosantos Santos disse...

Oi fiz no dia 3 d novenbro essas dicas foi muito valiosa. Bjos

Unknown disse...

Gostei muito das dicas! Sou recém operado, quero ver se sigo as recomendações da dieta.
Obrigado, Avellar.

Cleber Gomes disse...

Faz 8 dias que fiz a retirada da vesícula, de maneira preventiva, já que apesar de ter pedras nunca tive nenhuma dor, e até agora a recuperação está muito tranquila.
Até entao nao precisei tomar nenhum medicamento e no segundo dia já fui ao banheiro fazer o numero 2(rsrs).
Com 5 dias voltei a dirigir e trabalhar (escritório).
Estou me alimentado de: queijo branco, torradinha, pão, papa de aveia com leite desnatado, cuscuz, frutas (morango, banana, uva e maçã), iogurte desnatado, frango grelhado, arroz, beterraba, tomate, biscoito sem gluten e lactose com pouca gordura, sucos, etc.
Não tive nenhum incômodo.

Meu médico me disse que com uma semana(hoje) já posso voltar a comer moderadamente comida com gordura, mas vou começar só na prox semana.

Cerveja ele disse que poderei quando completar 30 dias.

Logicamente vou fazer alguns exames de sangue antes para saber se minhas taxas e fígado estarão OK.

Pretendo tomar uma, moderadamente, no Reveillón.

Qualquer novidade voltarei a postar aqui.

Lembrando que cada um tem um organismo diferente e consequentemente um recuperação diferente.

Unknown disse...

Eu posso por que tipo de tempero? no macarao,no frango sinto falta do sazon,kino,a comida sai sem gosto ,e eu vou sempre ficar com incomodo na barriga?e sexo com quanto tempo posso continua fazer tudo mesmo.?

Anônimo disse...

Tome uma garrafa de pinga mas não tome manga!Manga é um veneno!!

Anônimo disse...

Usei ervas finas e salsa para temperar o frango. Nao senti dor na barriga. Com 9 dias fiz sexo com minha esposa com muito cuidado e os pontos ja estavam quase 100% cicratizados.

Lilly Froehner disse...

Minha visícula foi removida a dois meses, estou tendo problemas por causa da minha alimentação a base de queijos, leite, manteiga, pão, arroz , carne, enfim tudo isso faz mal, muita cólica, desarranjo e por aí. Tambem doces e principalmente chocolate, tudo faz mal. Mas como comer é uma questão de paladar, então vou me reeducar na minha alimentação comendo mais frutas legumes verduras e cereais. Espero viver com mais conforto para o futuro.

Cleber Gomes disse...

Hoje faz 2 semanas que retirei a vesícula e fiz uma prova de fogo: fui a um aniversário de criança e comi muitas coxinhas, risoles, crepes, batatas fritas, sucos, etc.

Faz seis horas que a festa acabou e não senti nada de diferente, nem dor se barriga, nem diarreia, nada!

Graças a Deus!!

Há 3 dias tirei os pontos e o médico me liberou para voltar a ter uma vida normal, pedindo apenas para segurar 30 dias, contando da operacao, para voltar a beber. Amanhã recomeçarei na academia e nas corridas.

Cleber Gomes disse...

Caros, prometo que será meu último post...rsrs
Hoje faz 18 dias e consegui fazer uma corrida leve por 15min (2,2km) sem parar e não senti nada.

Ontem fui a um churrasco e comi carne, frango, pao de alho, bolo de chocolate e não senti nada.

Graças a Deus já estou levando uma vida normal, exceto beber bebida alcoolica.

Anônimo disse...

Meu nome é claudete retirei a vesícula a 4 anos queria saber se posso comer de tudo porque sentin mal no domingo

Anônimo disse...

Posso tomar vitamina de atacante tô com 8 dias hj...

Luciana Gomes disse...

Eu estou com cólica direto, vai e volta, não sei se é por conta da operação.

Marcela santos disse...

Faz dez dias operei, e minha alimentacao e normal..como de tudo..nao sinto nada, o medico ja luberou p comer de tudo e ate dirigir,com quatro dia ja comi churrasco, e gracas a deus nao senti nada

Marcela santos disse...

Faz dez dias operei, e minha alimentacao e normal..como de tudo..nao sinto nada, o medico ja luberou p comer de tudo e ate dirigir,com quatro dia ja comi churrasco, e gracas a deus nao senti nada

Anônimo disse...

Boa noite meu sogro acabou de operar a vesícula, eu gostaria de saber se ele pode consumir agua de coco.

Antonio J Negreiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antonio J Negreiro disse...

Bom dia ? Eu fiz a cirurgia no di 25 de janeiro retirei as pedras . já retirei os pontos e já cicatrizaram não sinto mas do alguma. Será se posso comer carne vermelhas ,e posso tomá uma cerveja de leve ,e pôr quanto tempo e de verdade e a dieta após a cirurgia? E se tem risco de volta as pedras ?após algun tempo depois?

Adriana Keyla Felipe Da Silva disse...

Quanto tempo depois da cirurgia posso voltar a dirigir com segurança? Hj completa 9 dias que operei.

Anônimo disse...

Olá faz sete meses que retirei a vesícula, e tem alguns tipo de alimento que como e sinto desconforto,não é dor, sensação de barriga inchada, isso tem a ver com a cirurgia?

Anônimo disse...

Leite condensado e latcinio nao pode.

BARBARA disse...

Retirei minha vesícula jo dia 28 de abril de 2015. Fiz um ano de regime alimentar. Antes da cirurgia perdi 12 kgs tudo que comia passava mal. Agora um ano após estou comendo quase tudo. Vou me arriscando. Algumas coias ainda tenho que tentar: salsicha, linguiça assada, atum de lata na água. Comecei a tomar refrigerante somente 8 meses após.
O negócio é tentar e ver se cai bem....ah morro de vontade de tomar água de coco ..antes não me caia bem e abacate com açúcar. Sera que vai rolar ??? Ahh antes nao comia alho e agora?? Gostaria da opinião dos colegas. Bjsss

Unknown disse...

Oi tem 20dias que retirei a vesícula estou bem. Quero saber quando posso passar fazer amor, transar...

Maristela disse...

Hoje faz uma semana que fiz a cirurgia. Não tinha dores,tirei preventivamente.O médico disse que a alimentação é normal.Ainda no hospital,minha primeira alimentação veio: arroz,feijão uma sobrecoxa de frango assada e salada de alface.Comi só uns pedacinhos da carne,estava com medo de passar mal.Amanhã dia 23/06 vou tirar os pontos,ainda cinto um pequeno desconforto mas,estou bem.

Ildanir Souza disse...

Retirei minha vesícula há 3 dias. Sinto muitas dores nas costas. Alguém sentiu também?
Estou cuidando da alimentação.

Samantah disse...

Oie gente ...vou fazer a cirurgia daqui uns vinte dias, gostaria de saber se depois não viu poder comer nem ovo cozido ?

Anônimo disse...

Será que nas duas primeira semana posso fazer comida com óleo?

Anônimo disse...

Será que nas duas primeiras semana posso comida com óleo

Nivia Pereira disse...

Oi galera fiz a cirurgia hj faz 14 dias , tirando o ecomodo do corte na barriga ,ta tudo tranquilo ,, só não tou comendo frituras,mas o resto tudo normal,meu médico mim proibiu tomar leite e derivados enquanto não tirasse os pontos,mas graças a deus já tirei os pontos com 10 dias e ele já liberou o leite e seus derivados ,mas exercícios físicos,tipo pegar peso ficar abaixando só depois de ter meses ... bom é isso bjsss

Nivia Pereira disse...

Três meses

Nivia Pereira disse...

Três meses

Adriana disse...

Fiz Uma Cirurgia Faz 12 Diz Posso Comer Bolo de chocolate ?

Unknown disse...

Tenho duas semanas que fiz minha cirurgia, eu pensava que só era eu que sentia essa dor. Eu tb senti muito. Até hoje se fico muito tempo em pé sinto!

Aline Souza disse...

Tenho duas semanas que fiz minha cirurgia, eu pensava que só era eu que sentia essa dor. Eu tb senti muito. Até hoje se fico muito tempo em pé sinto!

Gretchen Chen disse...

Na amada pq n e toda fruta que vc pode comer e o leite condesado n e legal pq vc tem que evita lactise
E tem que usa tudo zero lactose

Gretchen Chen disse...

Na amada pq n e toda fruta que vc pode comer e o leite condesado n e legal pq vc tem que evita lactise
E tem que usa tudo zero lactose

Anônimo disse...

Minha filha retirou as pedra faz 7 mezes ten colica ama vez no mez

Eduardo Fructuoso disse...

POSSO COMER OVOS QUENTES??? NÃO TENHO VESICULA HA 10 ANOS TOMO OVOS PELA MANHÃ ;; APOS UMA PNEUMONIA SINTO AZIA

Patricia Silva disse...

Quantos dias tem que ficar com os pontos