segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Incra promove capacitação para gestores de Unidades Municipais em Pernambuco

Nesta segunda-feira (18), aconteceu a abertura do módulo avançado do curso de Capacitação de Gestores de Unidades Municipais de Cadastramento (UMC) no município de Tamandaré, zona da mata sul de Pernambuco.  Este é o segundo curso realizado este ano sobre o Sistema Nacional de Cadastro Rural. Participam do evento 45 servidores de 40 municípios da jurisdição da Superintendência Regional do Incra em Pernambuco. Nesta etapa os gestores terão aulas sobre o funcionamento do sistema e debaterão situações prováveis do dia-a-dia do trabalho. A capacitação, se estende por toda a semana até a sexta-feira (22). O superintendente substituto do Incra em Pernambuco, Breno Canto participou da abertura.
 
Segundo o gestor regional do Cadastro, Dihêgo Malvim, o sistema de imersão, com todos treinando e hospedados no mesmo local, permite melhor interação entre os participantes e uma maior troca de experiências, mesmo fora do horário do curso. “Impossível, mesmo na hora do jantar, não lembrar e comentar sobre situações acontecidas durante o exercício das atividades em seu local de trabalho”, comenta Malvim.
 
O curso é um pré-requisito para acessar o sistema, “não basta que a prefeitura tenha o Termo de Cooperação Técnica vigente, a pessoa que vai atender na UMC só terá a senha se participar do treinamento”, lembra o gestor da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária da Regional, Tyronilson Santos. 
 
Aurysia Liberal, que há 18 anos atende na UMC de Tabira, município do Sertão 396 km do Recife, lembra que não foram apenas para buscar uma senha: “Temos que estar bem seguros e aprender bastante, não só como usar o sistema, mas sobre o próprio cadastro. Só assim poderemos passar para os proprietários a importância do CCIR (Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais)”.
 
As Unidades Municipais de Cadastramento são células de atendimento formalizadas através de Acordos de Cooperação Técnica entre o Incra e as prefeituras e sua função essencial é receber as demandas de atualizações cadastrais de imóveis rurais das proximidades. A sua importância é, sobretudo, evitar o deslocamento dos proprietários até a sede do Incra para efetuar tais atualizações.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PE(81) 3231-3053 (Ramal 2082)assessoria@rce.incra.gov.brincra.gov.br/recifefacebook.com/incra.reformaagraria/

Nenhum comentário: