sábado, 1 de agosto de 2020

Orientações de especialistas para plantar abobrinha

A abobrinha apresenta duas importantes espécies, a Cucurbita pepo e a Cucurbirta moschata

Orientações de especialistas para plantar abobrinha

“Classificada como uma hortaliça cucurbitácea, a abobrinha apresenta duas importantes espécies, a Cucurbita pepo, italiana, e a Cucurbirta moschata, brasileira. Ambas são tenras, saborosas e saudáveis, excelentes para o preparo de inúmeros pratos, desde refogados e cremes até saladas e recheios para pizzas”, enfatiza João Tessarioli Neto, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Horta Caseira - Implantação e Cultivo.

Cultivares


As cultivares de abobrinha italiana, que se destacam são: a Clarita, a Samira e a Mazourka. Já as de origem brasileira, temos a Menina-brasileira, a Vitória e a Sandy. Todas com boa demanda no mercado nacional. Além dessas cultivares, existem outras igualmente importantes, como a Yasmim, a Caserta e a Clarinda (italianas) e a Brasileirinha, a Minipaulista e a Daine (brasileiras). A maioria se desenvolve melhor em regiões com temperaturas entre 20°C a 35°C.

Transplante e espaçamento


Após 20 dias da semeadura, assim que as mudas apresentarem entre 4 e 5 folhas, deve-se proceder ao transplante para local definitivo. O espaçamento para o plantio varia conforme a cultivar de abobrinha. No caso da cultivar italiana Caserta, é recomendado o espaçamento de 0,7 metro por 1 metro, enquanto que para a Clarita é de 1 metro por 1,2 metro. Já para a cultivar Menina-brasileira o espaçamento é de 3 metros por 3 metros.

Adubação e calagem


O pH ideal para plantar abobrinha deve se manter entre 6 e 6,5, o que pode ser corrigido com a calagem. Cerca de 15 dias antes da semeadura, deve-se adubar a cova ou o sulco com 150 gramas de NPK, na proporção 4-14-8, juntamente a um quilo de esterco de curral curtido. Na floração e frutificação, deve ser realizada a adubação de cobertura com 5 gramas de nitrogênio e 25 gramas de sulfato de amônio por cova ou sulco.

Irrigação


Durante a seca, a abobrinha deve ser irrigada regularmente com aproximadamente 8 litros de água por cova ou sulco. Se a planta for jovem, a irrigação deve ser feita com mais frequência e em menor volume de água. Enquanto que a planta adulta pode ser irrigada em maiores intervalos, mas com grande volume de água. A irrigação da abobrinha não deve ser realizada pela manhã. Caso contrário, pode impactar no processo de polinização.

Produção


As cultivares de abobrinha italiana podem ser colhidas assim que atingirem 20 centímetros de comprimento, ou seja, 40 dias após o plantio ou 5 dias após a floração. Já as cultivares de abobrinha brasileira podem ser colhidas quando alcançarem 25 centímetros de comprimento, isto é, 75 dias após o plantio. Geralmente, a produtividade da abobrinha chega a 20 toneladas por hectare cultivado.

Conheça os Cursos CPT:

Horta Caseira - Implantação e Cultivo

Produção de Tomate para Indústria

Cultivo e Uso do Nim

Fonte: Globo Rural - revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira.

Nenhum comentário: