Titular que não renovar senha pode ficar sem receber benefício
Publicação: 21/01/2014 09:54 Atualização: 21/01/2014 10:32
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até o dia 28 de fevereiro para procurar a agência bancária onde recebem o benefício para comprovar que estão vivos e renovar senha, obrigatória desde 2012. Quem não realizar o procedimento, terá o benefício bloqueado pela Previdência Social. Segundo o INSS, ao ser convocado, o beneficiário deve ir até a agência bancária levando um documento de identificação oficial com foto e de fé pública (carteira de identidade, Carteira de Trabalho, carteira de habilitação).
Caso esteja impedido de se locomover, o segurado pode fazer a prova de vida por procuração, desde que o procurador seja devidamente cadastrado no INSS. Aqueles que residem no exterior também podem apresentar a comprovação por meio de um procurador cadastrado no INSS ou documento emitido por consulado. As dúvidas, segundo o INSS, podem ser esclarecidas pelo telefone 135.
Caso esteja impedido de se locomover, o segurado pode fazer a prova de vida por procuração, desde que o procurador seja devidamente cadastrado no INSS. Aqueles que residem no exterior também podem apresentar a comprovação por meio de um procurador cadastrado no INSS ou documento emitido por consulado. As dúvidas, segundo o INSS, podem ser esclarecidas pelo telefone 135.
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Benefícios pagos pelo INSS serão reajustados em 5,56%Mais de 26,3 milhões do total de 31 milhões de benefícios ativos do INSS já realizaram, por meio de seu titular ou de procurador legalmente constituído, a renovação de senha/fé de vida para recebimento do pagamento de seu benefício. Até o dia 14 de janeiro, apenas 4,7 milhões de beneficiários (15% do total) não haviam comparecido aos bancos pagadores para realizar a renovação de senha/fé de vida. Não é necessário ir à Agência da Previdência Social. O procedimento é realizado diretamente no banco em que o segurado recebe o benefício. Em agosto de 2013, quando houve a prorrogação do prazo para a realização da renovação de senha/fé de vida, o número de benefícios ainda sem a renovação da senha/fé de vida era 9,4 milhões.
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) lembra que a prova de vida tem o objetivo de combate a fraudes e inconsistências no pagamento de benefícios. A federação garante que os bancos investiram para que o processo transcorra de forma organizada, sem causar transtornos à população, e as instituições que dispõem de tecnologia para fazer a identificação biométrica poderão utilizá-la. (Com Agência Brasil)
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