Páginas

segunda-feira, 20 de março de 2017

20 DE MARÇO "DIA DO BLOGUEIRO"


A palavra “Blog” foi originada do termo “Web Log” ou “Weblog”  que é uma página na internet que apresenta recomendações de navegação fornecidas por seu autor ou usuários. Esse termo também pode significar os registros de um servidor que hospeda websites, no qual são feitas análises estatísticas de visitas. Peter Merholz criou a palavra quando estava distraído com o termo “Weblog” e escreveu “wee-blog” fazendo a divisão de sílabas de forma diferente e resumindo a somente “Blog”. Com isso, Peter passou a utilizar essa palavra em suas mensagens fazendo com que as pessoas o respondessem e começassem a usar o mesmo termo.
Pouco tempo depois uma empresa chamada Pyra Labs lançou um sistema automático de publicação de “Weblogs” chamado Blogger. Esse sistema se espalhou rapidamente por ter hospedagem gratuita ajudando na difusão do termo “Blog”. Então para que não houvesse confusão entre os diversos significados de “Weblog”, a palavra “Blog” passou a designar somente as páginas da web com recomendações, evitando confusões.
Com isso, o primeiro blog foi criado pelo estudante americano Justin Hall em 1994 com o endereço de www.links.net. Atualmente, blogs são páginas da web que possuem conteúdo produzido por pessoas ou empresas e podem ser de diversos temas. Esses conteúdos podem ter texto, imagem, vídeo, gráficos e os recursos podem ser combinados ou não.
Com a criação e recente sucesso da micromídia como Twitter, Tumblr, entre outros, os blogs podem parecer uma ferramenta antiga e desnecessária. Sendo assim, o crescimento da importância do status fez o conteúdo parecer irrelevante. No entanto, os seguintes dados apontam o oposto:
– São feitas mais 100 milhões de publicações diárias no twitter envolvendo ou não divulgações.
– 90 variedades de conteúdo são criados em média por usuário no facebook.
– 30 bilhões de variedades de conteúdo são divulgados por mês no facebook.
Na realidade o conteúdo passou a ser mais disseminado pelas mídias digitais e em especial nos microblogs devido ao sucesso dessas redes. Seja ele criado para diferentes finalidades e por diferentes pessoas, o fato é que são cada vez mais valorizados e continuam a ser uma importante ferramenta da web.
Seu diferencial é a longevidade em oposição as micromídias que em geral competem pelo momento, fazendo com que seu conteúdo não seja lembrado por muito tempo. Os blogs podem ser considerados uma biblioteca digital que tem o conteúdo, a experiência e visão dos influenciadores. Afinal, são um investimento na história e reputação digital de uma marca, empresa ou pessoa. Por isso que seu nível de influência é bastante relevante, pois nas micromídias as ideias são apresentadas e nos blogs são desenvolvidas e aprofundadas.
Devido ao crescimento dos microblogs e outras mídias sociais é possível prever que os blogs continuarão a se desenvolver, pois a divulgação de conteúdo será cada vez mais disseminada. Assim como, novas formas de divulgação surgirão com o desenvolvimento do marketing digital, ampliando sua influência. Como no Brasil o número de blogueiros ainda é pequeno em relação a outros países, o crescimento será ainda maior em especial pelo fato dos brasileiros utilizarem muito as redes. Com isso, podemos esperar uma mudança positiva na utilização dessa ferramenta no país seja por empresas, profissionais, hobby, etc.

Nenhum comentário: