terça-feira, 16 de outubro de 2012

BARRAGEM QUE ABASTECE DUAS CIDADES SERTANEJAS SÓ AGUENTA ATÉ FEVEREIRO.

Em entrevista ao programa Comando Geral (Rádio Pajeú), a Gerente Regional da Compesa, Nadja Rejane, disse que devido a forte temperatura, a quantidade de água que evapora de Brotas é maior que a utilizada para abastecer Tabira e Afogados e se as chuvas não voltarem logo,  o manancial entra em colapso no fim do mês de fevereiro.
“Para que se tenha uma ideia, a água que evapora consome mais de Brotas do que a população de Afogados e Tabira”, disse. Nadja também informou que um novo calendário de distribuição será divulgado esta semana, contendo, inclusive, orientações para a população.
Outro problema verificado é da utilização da água para outras finalidades. “Em Rosário, há uma grande irrigação de tomates que toma água que seria para o consumo humano e dos animais”. Ela relata que outra cidade que entrou em pré colapso foi Triunfo. “Temos uma grande dificuldade por conta da dificuldade de acesso dos pipas à cidade”.
Rejane informou que a Compesa está tentando perfurar mais um poço na bacia de Fátima. O sistema adutor que retira água do local tem sido a salvação do abastecimento em algumas cidades, mas também houve redução nos níveis.
Fonte: Nill Júnior

Nenhum comentário: